Intercâmbio de jovens em Castro Verde e Messejana

O desenvolvimento de competências digitais e de cidadania, assim como a promoção do diálogo e da partilha cultural, são alguns dos objetivos dos dois programas de intercâmbio para jovens que vão decorrer, no próximo mês de julho, em Castro Verde e em Messejana (Aljustrel).

As iniciativas são dinamizadas pela Associação Buínho, com sede em Messejana, no âmbito do programa “Erasmus +”, e contam com a colaboração da Câmara de Castro Verde e do Agrupamento de Escolas local.

Destinados a jovens entre os 16 e 21 anos, os dois programas de intercâmbio terão a participação de jovens oriundos de Portugal, Itália, Grécia, Malta, Turquia e República Checa.

Em Castro Verde terá lugar, de 8 a 23 de julho, o projeto “Gota d’Água”, que segundo a autarquia “pretende contribuir para o maior desafio que as próximas gerações terão de enfrentar: as alterações climáticas”.

“O principal objetivo do projeto é procurar desenvolver soluções com impacto na vida das comunidades locais, em torno da prioridade da gestão dos recursos hídricos, e que dependem da participação ativa e da liderança dos jovens”, acrescenta a Câmara de Castro Verde.

Depois, de 26 de julho a 9 de agosto, Castro Verde e Messejana recebem o projeto “Youth Sensing”, que irá trabalhar “o sensoriamento cidadão, processo através do qual as pessoas constroem, utilizam, ou atuam como sensores”, identificando e recolhendo “informação (ou ‘dados’) que as ajudará a resolver um problema que é importante para elas”.

“Este projeto adapta esta abordagem à realidade dos jovens, capacitando o desenvolvimento de soluções ‘Do It Together’ (DIT) de baixo custo, proporcionando uma forte componente de alcance comunitário ao longo do intercâmbio”, frisa a Câmara de Castro Verde.

Segundo a autarquia, estes dois projetos são “uma oportunidade única para os jovens de Castro Verde usufruírem de um intercâmbio internacional e formação educativa de alta qualidade, através do desenvolvimento de competências digitais e de cidadania relevantes, bem como da promoção do diálogo e da partilha cultural entre os participantes internacionais e comunidades locais”.

Os interessados em  participar nas iniciativas podem inscrever-se até ao próximo dia 2 de julho (sexta-feira), através do link https://inqueritos.cm-castroverde.pt/index.php/461466?lang=pt.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima