Integração de migrantes debatida em Odemira

Integração de migrantes

Debater e partilhar experiências e políticas locais de acolhimento e integração de migrantes é o objectivo da reunião que nesta terça-feira, 8, juntará representantes das câmaras de Odemira e de Serpa. O encontro, que contará com a presença do adjunto da secretária de Estado da Administração Interna, João Coelho, decorrerá a partir das 11h00 no Centro de valorização da Cultura Local, em Odemira.
“O objectivo é partilhar experiências e informação no âmbito das políticas locais de acolhimento e integração de Odemira e Serpa, municípios que conhecem uma crescente procura pela comunidade de imigrantes”, sublinha fonte da Câmara de Odemira, que acrescenta: “Em Odemira a maioria da comunidade de cidadãos imigrantes é originária de países da União Europeia, mas uma considerável percentagem é de várias nacionalidades de origem asiática, fixando-se na faixa litoral, onde estão instaladas as grandes empresas agrícolas”.
Durante a manhã serão apresentados e debatidos o “Odemira Integra/ Plano Municipal para a Integração de Imigrantes”, criado em 2015, e o projecto “Serpa Interculturalidades”, apresentado em Fevereiro de 2018.
Para a tarde está reservada a apresentação de projectos complementares que resultam da execução do “Odemira Integra-Plano Municipal para a Integração de Imigrantes”, enquanto exemplos de acção no território, designadamente da actividade e funcionamento do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (que em Odemira é itinerante), do projecto “ST.e6g” (que visa dinamizar actividades de ocupação de tempos livres para crianças e jovens nacionais e de imigrantes São Teotónio), do projecto “Growing Together” (que tem por objectivo a capacitação de imigrantes como cidadãos e educadores locais) e do projecto “Giramundo” (que pretende promover a integração dos imigrantes através da ideia “movimento do mundo dentro de Odemira” e a transformação que Odemira está a viver a par do crescimento das relações interculturais).

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima