Inscrições abertas no concurso de fotografia Estação Imagem

Inscrições abertas no concurso

As inscrições para a edição deste ano do Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem/Mora, único na área em Portugal e dedicado exclusivamente à reportagem, estão abertas a partir deste sábado, 15, sendo os vencedores anunciados a 19 de Abril.
O concurso é promovido pela associação Estação Imagem, sediada em Mora, em parceria com o Município desse concelho, e vai na quinta edição.
As inscrições, este ano, vão estar abertas até 30 de Março, estando a cerimónia de anúncio dos vencedores das sete categorias a concurso, além do galardão principal, agendada para 19 de Abril, em Mora.
Em comunicado enviado à Agência Lusa, a Estação Imagem frisou que o concurso está aberto à participação de fotojornalistas portugueses, dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e da Galiza (Espanha), bem como aos estrangeiros aí residentes.
Os interessados têm de inscrever-se através da página de Internet da Estação Imagem (www.estacao-imagem.com), onde podem encontrar os formulários necessários e os regulamentos.
O Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem/Mora é “único nesta área em Portugal”, lembraram os promotores, considerando que a iniciativa se reveste de “enorme importância para o jornalismo” nacional.
Desde a sua primeira edição, em 2010, resumiu a organização, em jeito de balanço, foram submetidas a concurso 2.085 reportagens de 678 fotojornalistas, num total de 24.722 fotografias.
O galardão principal da iniciativa é o Prémio Estação Imagem/Mora (3.500 euros) mas, além disso, existem sete categorias temáticas, cujos primeiros classificados em cada uma recebem 1.000 euros.
Assuntos Contemporâneos, Notícias, Vida Quotidiana, Arte e Espectáculos, Ambiente, Série de Retrato e Desporto são as categorias a concurso.
O evento, de carácter anual, atribui ainda uma bolsa (4.000 euros) a um fotojornalista para a realização de um projecto documental sobre o Alentejo, o qual é depois publicado em livro e divulgado numa exposição itinerante.
Segundo a Estação Imagem, que se dedica ao estudo e promoção da imagem, com particular enfoque na fotografia documental, o júri deste ano é presidido por Paolo Pellegrin, da Agência Magnum, autor de vários livros e um dos fotojornalistas mais premiados a nível mundial.
Os restantes membros do júri responsável por apreciar os trabalhos são Alessandra Mauro, curadora de fotografia, Christopher Morris, fotojornalista da agência VII, Pablo Juliá, diretor do Centro Andaluz da Fotografia, e Jérôme Sessini, fotojornalista da Agência Magnum.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima