Indústria mineira ibérica reúne-se na vila de Aljustrel

Indústria mineira ibérica

Promover empresas, facilitar contactos e difundir novos conhecimentos sobre o sector são os objectivos da segunda edição da Feira Ibérica da Indústria Mineira (FIIM).
O certame é promovido pela Câmara de Aljustrel e arranca esta quinta-feira, 25, no Parque de Feiras e Exposições da vila mineira.
“Esta é uma feira que está a ganhar importância, até porque o sector mineiro está num momento que contraria o andamento dos vários sectores de actividade, que têm decrescido durante esta crise económica. Existe um certo contraciclo por parte da actividade mineira, o que de alguma forma espelha a oportunidade desta feira”, sublinha ao “CA” o presidente da autarquia, Nelson Brito.
A segunda edição da FIIM é inaugurada às nove da manhã desta quinta-feira, 25, sendo que ao longo da manhã terão lugar as apresentações de projectos das empresas Galp Energia, Orica Mining Services e Drillcon.
Depois de almoço, destaque vai para o colóquio “A visão 2M – Minas e Metalurgia – Utopia ou Realidade?” (14h00) e para o seminário “Geologia, Metalogenia, Prospecção e Indústria Extractiva”.
Na sexta-feira, 26, pela manhã, será a vez das empresas Metso Minerals e Maxam apresentarem os seus projectos, enquanto de tarde terá lugar a I Jornada Ibérica de Higiene e Segurança no Trabalho na Indústria Mineira.
A FIIM termina sábado, 27, dia em que terá lugar o seminário “A indústria mineira e a sustentabilidade ambiental” (9h00), além do II Troféu Ibérico de Resgate Mineiro (das 10h00 às 16h00).
Paralelamente à segunda edição da FIIM, a vila de Aljustrel recebe nos mesmos dias o sétimo Encontro das Comunidades Mineiras, organizado pela autarquia em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira (STIM).
“Neste encontro irão estar presentes os valores sócio-culturais que, de alguma forma, têm sido potenciados ao longo de séculos por estas comunidades, que muito têm em comum”, justifica Nelson Brito.
No primeiro dia de encontro, às 18h00, é inaugurada na sede do STIM a exposição de fotografia “Minas de Memórias”, de Rui Gomes e José Tomé Máximo, enquanto às 21h00 o auditório da Biblioteca Municipal recebe a exibição do documentário “Alentejo, Alentejo”, de Sérgio Tréfaut.
Sexta-feira, 26, o Largo do Mineiro recebe a partir das 20h00 a “Festa Mineira”, com música e petiscos, enquanto que sábado, 27, a sede do STIM recebe exibição do documentário “Memórias das Minas” (21h00) e uma tertúlia sobre o tema (22h00).

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima