Inauguração do Museu da Ruralidade é "ponto alto" das Noites em Santiago, em Entradas

Inauguração do Museu da Ruralidade é "ponto alto" das Noites em Santiago

Com o calor a apertar, as noites deste fim-de-semana vão ser de festa em Entradas!
Tudo porque entre esta sexta-feira e domingo, 29 a 31, a vila vai engalanar-se para celebrar o seu santo padroeiro em mais uma edição das já tradicionais Noites em Santiago, iniciativa da Junta de Freguesia local e da Câmara de Castro Verde em parceria com o Entradense, a Comissão Fabriqueira, o Lar Frei Manoel das Entradas, a Santa Casa da Misericórdia de Entradas e a Cortiçol.
Depois dos festejos religiosos em honra de Santiago no início da semana, os festejos arrancam em “força” esta sexta-feira, 29, com destaque para a inauguração do Museu da Ruralidade </i>[na foto]<i>.
A cerimónia está agendada para as 18h30 e contará com a actuação do Grupo Coral Feminino “As Ceifeiras” de Entradas.
Para sexta-feira está igualmente prevista a abertura da Feira do Livro no pólo local da Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca (15h00) e de uma exposição de carros antigos (19h30) na avenida de Nossa Senhora da Esperança, o “centro nevrálgico” dos festejos.
Mais à noite realiza-se uma procissão de vela (21h00) e há baile com Emanuel Martins a partir das 23h00.
Paralelamente, o Campo da Escolas recebe pelas 22h00 a 12ª corrida de toiros à portuguesa organizada pela Rádio Castrense, com os cavaleiros Joaquim Bastinhas, António Maria Brito Pais e Tiago Carreiras.
Pegam os seis toiros da ganadaria Brito Pais os forcados amadores de Cascais e Beja.
Sábado, 30, o dia arranca bem cedo, às 07h30, com um passeio pelos campos em redor de Entradas, sendo que de tarde haverá espaço para contos tradicionais com Jorge Serafim (16h00), poesia popular (17h00) e uma garraiada à alentejana (18h00).
Um baile com Marcelo Filipe (21h00) e a actuação da popular Bandalusa (24h00) são as atracções da noite.
As Noites em Santiago 2011 terminam domingo, 31, dia em que se realiza o almoço de entradenses promovido pelo Lar Frei Manoel das Entradas (12h30).
Depois do repasto, que será animado pelo grupo “Maravilhas do Alentejo”, está prevista uma conversa com o artesão Manuel Silva (15h00), uma missa e procissão em honra de Nossa Senhora da Esperança (16h00) e um encontro de cante alentejano, de forma a assinalar o segundo aniversário do Grupo Coral “As Ceifeiras” (18h30).
A fechar as festividades, já de noite, actua o grupo “Afluentes do Sado” (22h00), seguido de baile com João Paulo Cavaco (23h00).

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima