A empresa sueca Epiroc, que fornece equipamentos para a área da indústria mineira, inaugurou na passada sexta-feira, 10, o seu novo Centro de Serviços em Aljustrel, numa cerimónia que contou com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
A nova infraestrutura ocupa uma área de quase 10 mil metros quadrados no Parque Industrial da “vila mineira” e representa um investimento da ordem dos dois milhões de euros.
O espaço tem um edifício central, com quatro baias de estacionamento e reparação de máquinas pesadas. Foi igualmente criada uma outra zona de trabalho, onde serão instaladas pontes rolantes e estão previstos compartimentos para lavagem e reparação de peças, bem como um armazém para peças e ferramentas.
Já os escritórios estão instalados junto à oficina e com acesso direto à mesma, servindo como apoio aos trabalhadores, contando com zonas de trabalho para técnicos, áreas administrativas, copa, balneários, instalações sanitárias e uma sala multiusos.
O projeto da Epiroc inclui igualmente uma zona de lavagem exterior, zonas de montagem e para cargas e descargas, bem como um parque de estacionamento de máquinas e de ligeiros.
Fundada em 2017 na Suécia, a partir da Divisão de Construção e Minas da Atlas Copco, a Epiroc conta “com 145 anos de experiência, qualidade e performance” e opera em mais de 150 países.
A empresa, que tinha mais de 15.500 funcionários no final de 2021, fornece equipamentos de perfuração e exploração de superfície e subterrânea, transporte e carregamento, acessórios hidráulicos, aço de perfuração e respetivos serviços de após-venda.
Sediada em Estocolmo, na Suécia, a Epiroc teve uma receita superior a 39 biliões de coroas suecas (cerca de 3,7 mil milhões de euros) no último ano.