InAlentejo apoia projectos na região avaliados em 10,7 milhões de euros

InAlentejo apoia projectos na região

Dezoito entidades do Alentejo e da Lezíria do Tejo assinaram esta segunda-feira, 25, em Beja, contratos de financiamento com o programa operacional regional InAlentejo.
Na prática, trata-se de um investimento total de 10,7 milhões de euros, co-financiado em 6,3 milhões por fundos da União Europeia.
Trata-se de um "importante" conjunto de projectos num investimento total de 10,7 milhões de euros a aplicar "ao longo deste ano e do próximo em actividades de apoio a empresas", disse à Agência Lusa António Costa Dieb, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, a autoridade de gestão do Programa Operacional Regional do Alentejo – InAlentejo.
Os 18 projectos são promovidos por "entidades que têm um papel relevante na dinamização social e económica" da região e co-financiados entre 60 e 75% por verbas do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), num total de 6,3 milhões de euros, indicou.
Os contratos abrangem várias áreas como promoção de eventos, territórios, recursos silvestres e produtos regionais, como azeite e vinho, sector das rochas e pedras, agro-indústria, empreendedorismo, competitividade e internacionalização de pequenas e médias empresas e reabilitação urbana.
Os promotores são 10 associações, três entidades de turismo, duas empresas municipais, um centro tecnológico, a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo.
Dos cinco projectos que vão implicar os maiores investimentos, todos acima de 800 mil euros, destaca-se o projecto "Alentejo 2015 Exportar +", do NERBE, avaliado 979 mil euros, e dois da Turismo do Alentejo: um de 898 mil euros, relativo ao programa de eventos "Alentejo tempo para ser feliz", e outro de 823 mil euros, em parceria com a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, para acções de promoção do território.
Outro dos projectos de maior investimento, de 822 mil euros, é promovido pela Associação para o Estudo e Defesa do Património Natural e Cultural do Concelho de Mértola, para a promoção de recursos silvestres do Alentejo.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima