InAlentejo apoia IPSS’s do Alentejo com 8,9 milhões

InAlentejo apoia IPSS's

O programa operacional regional InAlentejo assinou 27 contratos de financiamento com instituições particulares de solidariedade social (IPSS) da região para apoiar um investimento global de 8,9 milhões de euros.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo revelou que, a estes 27 novos contratos de financiamento, corresponde uma comparticipação comunitária de sete milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
“O investimento médio por projecto é de cerca de 330 mil euros, o que revela a racionalidade dos investimentos a realizar”, realça a CCDR em comunicado.
Estes apoios dizem respeito a uma das áreas que o InAlentejo – Programa Operacional Regional do Alentejo (2007-2013) – entende como prioritária, a da coesão social.
No global, durante a vigência do programa, segundo a CCDR Alentejo, o InAlentejo já atribuiu a este sector apoios comunitários na ordem dos 42 milhões de euros, para um total de investimento de 51 milhões de euros.
“Num tempo de grande exigência na defesa de prioridades e atribuição de meios financeiros na região, tem-se procurado e conseguido conciliar a diversidade de investimento, agentes e abrangência territorial”, frisa a CCDR.
Os apoios destinados à área da coesão social e local, acrescenta, “são bem o exemplo desta preocupação”.
O mais recente lote de acordos assinados com IPSS abrange “toda a área territorial da região Alentejo e uma diversidade de instituições”.
Entre as instituições beneficiárias encontram-se lares de idosos, entidades de apoio domiciliário e social, creches, centro de actividades e ATL, centros de apoio e residências para pessoas com deficiência e crianças em risco.
“Com estes novos apoios, pretende-se reforçar a rede de equipamentos que contribuem para a inclusão de grupos sociais ou etários específicos”, com destaque para os que ajudam “crianças e jovens, idosos e pessoas com deficiência”, explica a CCDR Alentejo.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima