O Hospital de Dia de Psiquiatria da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), em Beja, realizou a 28 de agosto a primeira administração intranasal de Spravato (escetamina), um medicamento inovador utilizado no tratamento da depressão resistente às terapêuticas convencionais.
Segundo a ULSBA, “este momento representa um marco histórico, uma vez que se trata da primeira utilização desta terapêutica no Serviço Nacional de Saúde (SNS) desde a aprovação do seu financiamento pelo Infarmed, em maio deste ano”.
A instituição refere ainda que a escetamina, quando aplicada em contexto hospitalar e sob rigorosa supervisão clínica, “tem demonstrado eficácia em doentes que não respondem a outros tratamentos, constituindo uma nova esperança para pessoas com quadros de depressão grave e resistente”.
Para a ULSBA, este passo reforça o seu compromisso “em disponibilizar aos utentes do Baixo Alentejo acesso a terapêuticas inovadoras e seguras, alinhadas com as melhores práticas internacionais na área da saúde mental”.












