Hospital de Beja celebra 45 anos

Hospital de Beja

O Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, assinala este domingo, dia 25 de Outubro, o 45º aniversário da sua inauguração com uma cerimónia no auditório do NERBE.
A sessão comemorativa está agendada para as 15h00, começando com uma intervenção da presidente da administração da UNidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, Margarida Silveira.
Segue-se a intervenção do médico Manuel Matias, director do Serviço de Imagiologia da ULSBA, sobre “O Hospital de Beja – De 1970 aos dias de hoje” e depois os depoimentos sobre “O Hospital na Primeira Pessoa” de Cristina Gonçalves (enfermeira no hospital entre 1973 e 1999) e Jorge Rabaça (médico obstetra na instituição entre 1972 e 2002).
Antes da sessão, às 14h00, é descerrada uma placa de homenagem aos trabalhadores do hospital no hall de entrada do edifício principal.
O Hospital José Joaquim Fernandes foi criado pelo Decreto-Lei n.º 45 226/63 de 4 de Setembro, depois de D. Carolina Almodôvar Fernandes ter doado ao Estado, para serem aplicados na construção do hospital regional de Beja, “bens avaliados em cerca de 14.000 contos”.
A única condição imposta pela benemérita foi que o nome do seu falecido marido, José Joaquim Fernandes, fosse dado ao hospital, inaugurado a 25 de Outubro de 1970 pelo então Presidente da República, almirante Américo Thomaz.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima