Já está instalado no heliporto de Ourique um helicóptero bombardeiro ligeiro de combate a incêndios, colocado no concelho no âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) 2019.
“A existência de um meio aéreo localizado em Ourique constituiu-se num importante reforço do dispositivo de Protecção Civil de prevenção para operar no concelho e no sul do Baixo Alentejo, num quadro cada vez mais exigente pela ocorrência de fenómenos associados às alterações climáticas”, frisa o presidente da autarquia.
Em declarações ao “CA”, Marcelo Guerreiro lembra que o Município de Ourique “tem mantido um consistente apoio ao dispositivo de Protecção Civil, com particular destaque para o apoio prestado aos Bombeiro Voluntários de Ourique como pilar central da resposta de emergência no território”.
O autarca frisa ainda que a Câmara Municipal “tem estado a trabalhar para preparar a época especial de combate aos incêndios florestais de 2019, num contexto em que os riscos são ampliados pela expectativa de manifestações de temperaturas elevadas num território extenso em com particulares pontos de risco no sul do concelho, na serra”.
“Boa parte do êxito desta fase de elevado risco de incêndio assenta no esforço de prevenção realizado pela autarquia e pelos cidadãos, nomeadamente através das limpezas que foram realizadas e da ausência de comportamentos que potenciem os riscos naturais existentes”, observa Marcelo Guerreiro.
