Vários habitantes de Aljustrel recolheram cerca de uma tonelada de lixo durante uma acção de limpeza, que decorreu no cerro da Mina do Moinho na vila e no âmbito da iniciativa municipal “Março, mês do Ambiente”.
A acção serviu para “sensibilizar o público para a problemática dos resíduos deixados ao abandono e apostar na mudança de comportamentos e na reeducação ambiental da população”.
Durante este mês, o Município irá promover ainda uma acção de sensibilização ambiental subordinada ao tema das águas residuais e destinada aos alunos da Universidade Sénior.
Entretanto, a autarquia vai igualmente promover, entre os dias 19 e 28 deste mês de Março, várias acções de boas práticas ambientais destinadas sobretudo a crianças de escolas do concelho e no âmbito do projecto municipal “ECOAljustrel”.
A primeira ação, nos dias 19 e 20 (segunda e terça-feira), inclui visitas de alunos do pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico de Aljustrel ao Centro de Educação Ambiental dos Gasparões, situado no concelho vizinho de Ferreira do Alentejo.
Segue-se, a acção “Vamos plantar uma árvore”, a 21, Dia Mundial da Floresta, dirigida também à população em geral, e, a 22, Dia Mundial da Água, é promovido um <i>peddy paper</i> sobre a temática e jovens frequentadores do Centro de Animação Infantil Municipal irão visitar a Estação de Tratamento de Águas da Barragem do Roxo.
Entre os dias 26 e 28, o Município irá promover a acção de sensibilização para a reciclagem “O que fazer com o meu lixo” em todas as freguesias do concelho.
