Grupo DST instala fibra óptica em zonas rurais do Alentejo

Grupo DST instala fibra óptica

O Grupo DST, de Braga, vai instalar 9.000 quilómetros de um “inovador” cabo de fibra óptica nas zonas rurais do Norte, Alentejo e Algarve, garantindo-lhes ligações de banda larga em condições técnicas “de superior qualidade”.
Em causa o projecto "Redes de Nova Geração", que representa um investimento de 100 milhões de euros e que terá impacto directo em 79 municípios, correspondendo a 22,6 por cento da superfície do país e a cerca de 700 mil pessoas.
Em comunicado, o grupo DST acrescenta que a infra-estrutura permitirá “esbater as assimetrias que ainda se verificam entre litoral e interior, no que concerne à disponibilização da banda larga”.
Diz ainda que aquele cabo inovador foi desenvolvido pela Nexans, já está patenteado e está a gerar “vivo interesse” no mercado das telecomunicações, estando já marcada a sua apresentação numa conferência em Londres esta quinta-feira, 21 de Fevereiro.
“Concretamente, esta solução torna possível o estabelecimento de ligações a clientes em qualquer ponto do percurso do cabo, ao invés do que acontece com os cabos tradicionais que obrigam a fixar os pontos de ligação dos cabos de acesso aos edifícios dos clientes”, explica.
Diz que esta característica “torna o cabo particularmente apelativo para utilização nas zonas de baixa densidade habitacional, onde os conceitos tradicionais de procura utilizados para desenhar a topologia da rede de acesso, como, por exemplo, a percentagem de penetração, não têm aplicabilidade e o que prima é a abordagem individualizada de cada cliente”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima