A greve na mina de Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde, que iria decorrer entre esta terça-feira e sábado, dias 4 a 8 de junho, foi suspensa, depois do Governo ter agendado uma reunião entre o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira (STIM) e a administração da Somincor.
Segundo comunicado do STIM)«, a que o “CA” teve acesso, a greve foi suspensa pelo sindicato depois do Governo, através do Ministério do Trabalho, ter comunicado, às 18h15 desta segunda-feira, 3, a marcação de uma reunião entre as partes para sexta-feira, 7.
O encontro terá por objetivo “contribuir para a resolução do conflito que opõe a Somincor aos seus trabalhadores”, adianta o STIM.
O sindicato acrescenta que na reunião “apresentar-se-á na expectativa de que a direção da empresa evolua nas suas propostas, no sentido da satisfação das justas reivindicações dos trabalhadores”.
Após a reunião com Governo e administração da empresa, o STIM irá agendar “oportunamente” novos plenários com os trabalhadores, para lhes transmitir “os resultados” deste encontro.
Recorde-se que a greve convocada pelo STIM, de dois dias por turno, iria iniciar-se às 6h00 desta terça-feira, 4, prolongando-se até às 7h12 de sábado, 8.
Em causa estavam as reivindicações apresentadas pelo Sindicato à empresa no final de 2023, e que já motivaram uma greve em março, nomeadamente aumentos salariais de 150 euros por trabalhador.