O Ministério da Agricultura está a tratar junto dos organismos da União Europeia do processo que visa regulamentar em Portugal a denominação comercial do porco de raça alentejana.
A informação foi adiantada pelo gabinete da ministra Assunção Cristas aos deputados do PS, entre os quais o eleito por Beja, Luís Pita Ameixa, que recentemente levantaram interrogações sobre esta questão, já que muitas vezes os consumidores são induzidos em erro ao adquirir produtos de “porco preto” como sendo de porco alentejano.
Na altura, os eleitos socialistas alertaram para a necessidade da regulamentação da denominação comercial do porco alentejano, falta que estaria “criar graves problemas ao permitir uma concorrência falseada e a induzir em erro os consumidores, tudo com repercussões na sustentabilidade das empresas produtoras”.
Na resposta, o Ministério da Agricultura informou que está a decorrer um processo de coordenação com a União Europeia para a aprovação da regulamentação em falta.
“Fazemos votos de que tal processo ocorra com rapidez e que do mesmo saiam as melhores e mais adequadas soluções, o que não deixaremos de escrutinar com toda a atenção”, adianta ao “CA” o deputado Luís Pita Ameixa.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde