Governo quer ligação ferroviária de Sines à Europa até 2014

Governo quer ligação ferroviária de Sines à Europa até 2014

O primeiro-ministro afirmou esta terça-feira, 27, que o Governo gostaria que a ligação do porto de Sines à rede ferroviária europeia ficasse decidida este ano e estivesse "a ser executada até 2014", ano do alargamento do Canal do Panamá.
Em declarações aos jornalistas, durante uma visita ao Terminal de Contentores de Sines, Pedro Passos Coelho referiu que o executivo PSD/CDS-PP já iniciou contactos com os governos de Espanha e de França e com a Comissão Europeia sobre a "ligação ferroviária em bitola europeia" deste porto de águas profundas no Litoral Alentejano ao continente europeu.
Segundo o primeiro-ministro, essa ligação ferroviária é "prioritária" para o Governo, que a pretende incluir "nas ligações trans-europeias susceptíveis de serem apoiadas pela União Europeia".
Questionado sobre quanto tempo levará esse projecto a ser concluído, respondeu: "Nós gostaríamos que Sines pudesse ter a perspectiva de essa ligação poder estar a ser executada até 2014, porque 2014 é o ano em que o Canal do Panamá tornará ainda mais relevante a posição de Sines no Atlântico".
"Portanto, essa seria uma cronologia boa para Portugal: conseguir que durante este ano essa matéria ficasse decidida, definida, e que começássemos depois a concretizar essa ligação", acrescentou.
Quanto ao custo que essa ligação ferroviária terá para Portugal, Passos Coelho disse que "essa é uma questão que tem de ser vista no seio da União Europeia, porque se trata de uma ligação trans-europeia, não é estritamente nacional".
Segundo o primeiro-ministro, essa ligação deverá ser feita "via Madrid, pelo norte de Espanha, para França".
Com o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, ao seu lado, o primeiro-ministro afirmou que "não desistirá enquanto não conseguir, com a Espanha e com a França. finalizar este projecto".

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima