O Governo acaba de lançar, através do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), o programa “Reativar Desporto”, criado com o objetivo de apoiar a recuperação económica dos clubes afetados pela pandemia da Covid-19.
Segundo a Associação de Futebol de Beja (AFBeja), o prazo para a submissão de candidaturas, que terão de ser efetuadas no site do IPDJ, decorre até ao próximo dia 16 de agosto.
“Tendo em conta a difícil situação em que se encontra o desporto”, o Governo e o IPDJ pretendem entregar os montantes disponíveis no menor tempo possível, para que esta iniciativa tenha sucesso, refere a AFBeja em comunicado.
Nesse sentido, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em conjunto com as associações distritais e regionais, tem vindo a realizar várias ações de sensibilização para a importância deste apoio.
No caso do distrito de Beja, a associação realizou, na passada semana, uma sessão com o objetivo de ajudar os clubes a realizar as candidaturas.
Desta forma, os clubes poderão vir a receber um encaixe “que pode fazer a diferença” nas contas dos mesmos, nomeadamente cerca de 50 euros por cada atleta inscrito.
Na totalidade, estarão disponíveis, no âmbito do “Reativar Desporto”, cerca de oito milhões de euros só para o futebol.
Com este apoio, a FPF e as associações de futebol distritais e regionais querem “recolocar o desporto como uma verdadeira força motriz da sociedade”, pedindo “a atenção de todos os que nele estão envolvidos e o mantiveram vivo durante o último ano e meio”.