Governo disponível para acordo sobre Secundária de Castro Verde

Governo disponível para acordo sobre Secundária de Castro Verde

O Ministério da Educação mantém a disponibilidade para chegar a acordo com a Câmara de Castro Verde para a concretização das obras de requalificação na Escola Secundária local. A garantia foi deixada este sábado, 4, ao “CA” pelo próprio ministro da Educação, que esteve em Castro Verde, numa sessão de apresentação do Orçamento de Estado 2018.
À margem da sessão, Tiago Brandão Rodrigues explicou que o seu ministério “continua disponível” para fazer o que foi feito no resto do país, faltando apenas que a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) assine o pacto com a Comissão Europeia onde consta o mapeamento das obras a fazer na área da Educação passíveis de apoio comunitário. Um acordo que o anterior executivo da Câmara de Castro Verde, de maioria CDU, não aceitou.
“Acreditamos que isso acontecerá a breve trecho. Mantemos os mesmos canais abertos e mantemos a mesma confiança nas câmaras municipais e na CIMBAL para poder fazer esse trabalho”, disse o govenante, acrescentando: “Estamos preparados para fazer todo o trabalho de forma célere. E acreditamos que a CIMBAL também fará o seu trabalho e, em conjunto, poderemos requalificar estas duas escolas, Serpa e Castro Verde, a breve trecho”.
“Sempre defendemos esta solução e sempre afirmámos que, não sendo possível ir mais longe, é preferível ter um pássaro na mão que dois a voar. Nesse sentido, havendo abertura do Ministério da Educação para continuar esta negociação e concretizá-la, também há abertura da Câmara de Castro Verde para avançar nesse sentido e resolver o problema da Escola Secundária”, sublinhou por seu lado o presidente da autarquia castrense, António José Brito.
Recorde-se que o acordo proposto pelo Governo prevê obras de 1,2 milhões de euros na Secundária de Castro Verde. Desse valor, 85% é suportado por fundos comunitários, sendo que os restantes 15% serão assumidos em partes iguais pelo Ministério da Educação e pela Câmara de Castro Verde.

LEIA A ENTREVISTA DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO NA PRÓXIMA EDIÇÃO DO "CA", A 10 DE NOVEMBRO

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Festival Futurama no concelho de Mértola

A terceira edição do festival Futurama, que “cruza” tradições do Baixo Alentejo com artes contemporâneas, vai passar neste sábado, 5, pelo concelho de Mértola, apresentando

Role para cima