Governo baixa preço da água do Alqueva para regadio

Governo baixa preço da

O preço da água do Alqueva para rega vai baixar entre 20% e 33% e os agricultores já poderão beneficiar das novas tarifas na campanha de rega deste ano, anunciou em Beja o ministro da Agricultura.
"Tal como tinha prometido", o preço da água do Alqueva para rega vai baixar, o que permitirá garantir "melhores condições de competitividade e rendimento para os agricultores" beneficiários do projecto, disse Luís Capoulas Santos após ter presidido a uma reunião do Conselho para o Acompanhamento do Regadio de Alqueva, nesta terça-feira, dia 14, em Beja.
A redução do preço, que vai variar entre 20% e 33%, "consoante se trate de fornecimento em alta ou em baixa pressão", vai permitir aos agricultores reduzirem os custos com a água, que é "um dos mais importantes factores de produção", frisou.
Desta forma, segundo o ministro, será possível "equilibrar as condições de concorrência entre os agricultores dos diversos blocos abastecidos por Alqueva" e "dar continuidade à trajetória ascendente das exportações, procurando reduzir importações e atingir o equilíbrio da balança comercial do sector, em valor, no horizonte de cinco anos".
Luís Capoulas Santos adiantou que o despacho a determinar os novos preços deverá ser publicado em Diário da República e entrar em vigor "nos próximos dias" e que os agricultores já vão poder beneficiar das novas tarifas na campanha de rega deste ano.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima