O preço da água do Alqueva para rega vai baixar entre 20% e 33% e os agricultores já poderão beneficiar das novas tarifas na campanha de rega deste ano, anunciou em Beja o ministro da Agricultura.
"Tal como tinha prometido", o preço da água do Alqueva para rega vai baixar, o que permitirá garantir "melhores condições de competitividade e rendimento para os agricultores" beneficiários do projecto, disse Luís Capoulas Santos após ter presidido a uma reunião do Conselho para o Acompanhamento do Regadio de Alqueva, nesta terça-feira, dia 14, em Beja.
A redução do preço, que vai variar entre 20% e 33%, "consoante se trate de fornecimento em alta ou em baixa pressão", vai permitir aos agricultores reduzirem os custos com a água, que é "um dos mais importantes factores de produção", frisou.
Desta forma, segundo o ministro, será possível "equilibrar as condições de concorrência entre os agricultores dos diversos blocos abastecidos por Alqueva" e "dar continuidade à trajetória ascendente das exportações, procurando reduzir importações e atingir o equilíbrio da balança comercial do sector, em valor, no horizonte de cinco anos".
Luís Capoulas Santos adiantou que o despacho a determinar os novos preços deverá ser publicado em Diário da República e entrar em vigor "nos próximos dias" e que os agricultores já vão poder beneficiar das novas tarifas na campanha de rega deste ano.
