GD Santa Luzia cumpre sonho de jogar na 2ª divisão

GD Santa Luzia - 2020-2021
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O ano de 2020 ficará na memória de todos pelas razões por demais conhecidas. Mas em Santa Luzia, pequena aldeia no concelho de Ourique, a história registará igualmente a tarde de 17 de Outubro, dia em que o emblema local cumpriu um sonho: jogar nas competições da Associação de Futebol de beja (AFBeja), neste caso a Série C da 2ª divisão distrital.

“É o culminar de um trabalho de seis anos e como santaluziense é um grande orgulho ver o nosso clube nas competições federadas”, assume ao “CA” Leandro Oliveira, de 25 anos, jogador e dirigente do Grupo Desportivo de Santa Luzia, onde é o responsável pela equipa de futebol.

Segundo Leandro Oliveira, a participação do Santa Luzia nas provas distritais em 2020-2021 foi o “passo seguinte”, quase natural, após meia dúzia de anos em que o clube esteve no campeonato do Inatel de Beja (onde inclusive se sagrou campeão distrital e chegou aos quartos-de-final da Taça Nacional).

“Só é pena que [a estreia] tenha sido num ano atípico, em que não há aquela beleza que um ano normal teria, mas é o possível”, observa.

O dirigente garante que a equipa entrou na 2ª divisão distrital sem metas pré-estabelecidas, dadas as dificuldades destes escalão, “até pela logística que requer”. “Mas resolvemos abraçar este desafio com muita vontade, com muito empenho e o nosso objectivo era apenas e só participar, tentando os melhores resultados possíveis”, afiança Leandro Oliveira.

Ainda assim, o atleta-dirigente garante que a equipa tem “feito boas exibições” nos seis jogos já realizados. “Os resultados não têm correspondido àquilo que temos jogado”, mas “o balanço é muito positivo, até pelo futebol que temos jogado. Temos feito grandes exibições, mas a nossa inexperiência pesa um pouco em momentos-chave e isso faz a diferença”, diz.

“É o culminar de um trabalho de seis anos e como santaluziense é um grande orgulho ver o nosso clube nas competições federadas.”

Leandro Oliveira | jogador e dirigente do GD Santa Luzia

Poucos recursos, mas muita vontade

O GD Santa Luzia avançou para o campeonato distrital da 2ª divisão, mas continua a ser um clube com poucos recursos, o que é compensado pela vontade de todos em fazer a colectividade crescer.

“Temos muito por onde melhorar e crescer e é preciso que haja nas épocas seguintes a mesma vontade que tem havido nesta. Mas do feedback que tenho tido sinto que há pessoas a querer colaborar connosco, que há pessoas a querer entrar para a direcção e pessoas a querer apoiar com os recursos que têm. Isso para nós é importante, pois é sinal que temos pernas para andar”, afirma Leandro Oliveira.

Neste momento, continua, a grande ambição do clube passa por dotar o seu campo de futebol de iluminação, projecto que já está aprovado e que permitirá à equipa poder treinar à noite no seu reduto e não na vila de Ourique, como acontece actualmente.

“É uma obra que queremos ver concluída quanto antes e tudo isto faz parte de um processo de evolução gradual para o nosso clube e para a nossa aldeia”, conclui Leandro Oliveira.

Opinião

Carlos Pinto

8 de Janeiro, 2021

Entrar em 2021 de “pé esquerdo”

Vítor Encarnação

8 de Janeiro, 2021

Casa do Alentejo

Carlos Pinto

18 de Dezembro, 2020

Pessimismo ou optimismo?

Napoleão Mira

18 de Dezembro, 2020

Um conto de Natal quase verdadeiro

Carlos Pinto

4 de Dezembro, 2020

Uma iniciativa exemplar

Vítor Encarnação

4 de Dezembro, 2020

Corações

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima