Gastronomias mediterrânicas para provar em Milfontes

Gastronomias mediterrânicas

Os sabores do peixe vão estar em destaque ao longo deste fim-de-semana, 27 a 29, em Vila Nova de Milfontes, que acolhe o Festival das Gastronomias Mediterrânicas.
A festa, sob o mote “Alentejo também é fish!”, é organizada pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo em parceria com a Câmara de Odemira e ao longo de três dias vão passar pela praia da Franquia alguns dos melhores chefs portugueses da actualidade, dando a provar tudo o que de bom existe na costa alentejana… confeccionado de mil e uma maneiras.
“A gastronomia associada ao peixe tem um enorme potencial por explorar. Habitualmente quando falamos no Alentejo, falamos em ensopados de borrego ou em migas. Mas o Alentejo também é peixe”, sublinha ao “CA” o presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo.
António Ceia da Silva não espera uma grande enchente em Milfontes durante o fim-de-semana, mas crê que a mediatização do festival, através das televisões e da presença dos “embaixadores” Alexandra Lencastre, Paula Lobo Antunes e Jorge Corrula, irá motivar mais turistas a escolher a região como destino de lazer.
Esta é a primeira vez que o Festival das Gastronomias Mediterrânicas se realiza fora de uma capital de distrito, o que deixa orgulhosos os responsáveis pela Câmara de Odemira.
“Este é o reconhecimento que o concelho, em termos turísticos e gastronómicos, tem produto e diferenciação”, frisa o vereador Ricardo Cardoso, esperando que este evento faça, de facto, vir ainda mais gente aos restaurantes do concelho.

Para todos os gostos
O Festival das Gastronomias Mediterrânicas terá como “centro nevrálgico” a praia da Franquia, com o estuário do Mira como pano de fundo.
Por lá passarão vários chefs de cozinha conceituados, entre os quais Miguel Laffan, o responsável pelo único restaurante com uma estrela Michelin no Alentejo.
Sendo uma festa eno-gastronómica, o programa do festival inclui ainda ao longo dos três dias aulas de cozinha e acções para crianças, provas comentadas de vinhos e produtos alentejanos e o “Mercado de Sabores”, com 20 expositores da região e “o melhor que o Alentejo tem para oferecer”.
Com entradas gratuitas, o festival é inaugurado às 18h00 desta sexta-feira, 27 de Junho, e vai até à meia-noite.
No fim-de-semana, a festa começa às 11 da manhã e termina à meia-noite em ambos os dias.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima