GALP inaugura fábrica de biodiesel em Sines

GALP inaugura fábrica

A Galp inaugura esta quarta-feira, 10, a Enerfuel, primeira fábrica em Portugal que produz biodiesel de matérias-primas classificadas como resíduos ou detritos, entre eles óleos usados e gorduras animais, num investimento total de 8,5 milhões de euros.
"Privilegiarmos a utilização de óleos usados e gorduras animais", disse à Agência Lusa Hugo Pereira, director da unidade de biocombustíveis da gasolineira, em declarações no final de uma visita guiada às instalações da unidade, situada na refinaria de Sines.
Nascida também com o intuito de "dinamizar" o tecido empresarial local, a unidade levou à criação de 50 postos de trabalho "directos e indirectos", sendo que "a operação em si" engloba 16 pessoas, "jovens da região na maioria", declarou Hugo Pereira.
A Enerfuel terá uma capacidade de produção de 27 mil toneladas de biodiesel por ano, embora tal valor apenas se vá cumprir a partir de 2014.
Este ano a produção total será de cerca de 10 mil toneladas, até porque "vamos já a meio do ano" e o "sistema de quotas" limita a produção de biocombustíveis, combustíveis de origem biológica não fóssil.
O projecto da Enerfuel pretende dar também um contributo para a redução de 6% das emissões de gases com efeito de estufa até 2020, bem como para o cumprimento das metas de substituição de energia renovável nos transportes em Portugal.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima