Fundo Ambiental vai apoiar projecto da EDIA

Fundo Ambiental vai

O projecto Unidades de Recirculação de Sub-produtos de Alqueva (URSA), da EDIA, foi um dos premiados pelo Fundo Ambiental Português, no âmbito do programa “Apoiar a Transição para uma Economia Circular”.
O URSA ficou em terceiro lugar entre as 66 candidaturas apresentadas a nível nacional e irá agora receber uma verba de 50 mil euros para o desenvolvimento de um plano de implementação, após o qual haverá nova avaliação para eleição e apoio de três a oito projetos.
De acordo com a EDIA, o projecto foi desenvolvido em parceria com o Instituto de Soldadura e Qualidade e visa “a criação de um conjunto de unidades de recolha, tratamento e transformação de sub-produtos agrícolas em fertilizante para aplicação no solo, distribuídas pelo território do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva”.
“Estas unidades pretendem devolver ao solo os nutrientes que são retirados através da agricultura, reduzindo deste modo as necessidades de adubação e aumentando a rentabilidade das culturas, potenciando em simultâneo a melhoria do solo e das suas funções filtradoras, e contribuindo para uma melhoria da qualidade da água utilizada pelo Empreendimento”, acrescenta a empresa.
A EDIA acrescenta ainda que com este e outros projectos “prossegue com o seu propósito de ir para além do fornecimento de água aos agricultores de Alqueva, reforçando o seu contributo efectivo no apoio ao sector agrícola, na promoção do uso eficiente de recursos e na protecção do solo e da água”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima