Freguesia de Ourique vai ter transporte público gratuito e regular

Freguesia de Ourique vai ter transporte público gratuito e regular

Os habitantes de Ourique vão ter um serviço de transporte colectivo gratuito, que será prestado pela Câmara em parceria com a junta de freguesia para responder às necessidades da população.
O serviço vai “dar resposta a uma necessidade da população e preencher uma lacuna” da freguesia de Ourique, que “não dispõe de um serviço de transporte público regular”, porque “não há procura para garantir a viabilidade económica”, explicou o presidente do município, Pedro do Carmo.
Por outro lado, frisou, uma “parcela significativa” da população da freguesia, com cerca de três mil habitantes e que abrange a vila de Ourique, três aldeias e vários lugares e montes, é composta por idosos, que não dispõem de transporte próprio e os que vivem fora da vila têm “dificuldades em deslocar-se à sede de concelho”.
Segundo o autarca, o novo serviço surge após o “sucesso” do projecto “Serra Acima”, através do qual a Câmara disponibiliza um transporte regular colectivo que permite aos residentes nos lugares e montes isolados da freguesia rural de Santana da Serra deslocarem-se à sede de freguesia.
O novo serviço de transporte colectivo gratuito “será semelhante” ao prestado através do projecto “Serra Acima”, mas destina-se a “melhorar a mobilidade” dentro da zona urbana da vila e a ligação entre as aldeias e os lugares e montes da freguesia de Ourique e a sede de concelho, explicou.
De acordo com Pedro do Carmo, o serviço vai ser prestado através de um miniautocarro, de 27 lugares, e de uma carrinha, de nove lugares, que irão cobrir toda a freguesia de Ourique em circuitos regulares, com horários fixos e, no início, uma vez por semana.
A frequência do serviço será depois “adaptada em função da procura e das necessidades da população”, previu, referindo que já foi adjudicada a aquisição do miniautocarro e da carrinha e o serviço começará a funcionar “logo que as viaturas sejam entregues e devidamente adaptadas”.
Os circuitos do serviço serão sinalizados através de paragens e divulgados à população através de panfletos informativos, disse Pedro do Carmo, referindo que a carrinha será equipada com uma cadeira elevatória para “garantir o acesso a todos”, incluindo pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
O projecto “Transporte Colectivo na Freguesia de Ourique” vai implicar um investimento de quase 207 mil euros, será co-financiado em 70% por fundos comunitários e caberá à Câmara e à Junta de Freguesia de Ourique assegurarem a verba restante.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima