Francisco Duarte é o novo presidente do Conservatório

Francisco Duarte é o novo

O autarca Francisco Duarte, de Castro Verde, vai presidir ao conselho de administração do Conservatório Regional do Baixo Alentejo (CRBA) nos próximos dois anos.
Até 2015 a grande prioridade “é estudar a sustentabilidade do próprio CRBA”, adianta ao “CA” o edil da CDU, lembrando que o financiamento da instituição depende actualmente das comparticipações das autarquias e das candidaturas efectuadas ao POPH – Programa Operacional Potencial Humano, que em termos formais terminou no último dia de 2013.
“Temos a garantia de que o ano lectivo em curso será acompanhado pelos fundos comunitários, mas no futuro não sabemos. E este contexto é ainda mais grave quando sabemos que o Ministério da Educação se está a demitir de praticamente todas as suas responsabilidades em matéria de ensino artístico”, reforça Francisco Duarte.
É este quadro que leva o novo presidente do Conservatório a concluir que a prioridade do conselho de administração tem de passar por “tentar encontrar a todo o custo […] outras fontes de financiamento [para o CRBA], continuando a exigir do Estado português o acompanhamento e o financiamento do ensino artístico”.
“Entendemos que o ensino artístico é fundamental para a formação de cidadãos e pode assumir diversas formas. […] E entendemos também que o próprio CRBA, além da formação de agentes na área artística, é também um elemento fundamental para a formação de públicos”, argumenta Francisco Duarte.
Entre os objectivos do novo conselho de administração do CRBA vai estar ainda a tarefa de garantir o “regresso” dos municípios que nos últimos anos se afastaram ou deixaram a instituição.
“O Conservatório é útil para a região e por isso os municípios no seu conjunto deviam estar todos envolvidos neste projecto. E vamos envidar todos os nossos esforços no sentido de voltarmos a obter uma maioria significativa de adesão de autarquias ao projecto. Sem elas, ele pode parecer um bocadinho ‘coxo’”, diz o autarca castrense.
O novo conselho de administração do CRBA foi eleito a 13 de Dezembro passado, com Francisco Duarte a assumir a presidência enquanto representante da Câmara de Castro Verde.
Este órgão é ainda composto pelas câmaras de Beja, através da vereadora Sónia Calvário, e de Aljustrel, por intermédio do vereador Carlos Teles.
Relativamente ao conselho executivo, actualmente liderado por José Filipe Guerreiro e que responde pela gestão patrimonial, administrativa, financeira, pedagógica e cultural do Conservatório, ainda nada foi definido pela nova administração da instituição.
“O conselho de administração ainda não reuniu, está tudo em aberto e vamos pensar”, afiança Francisco Duarte.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima