O jovem compositor Francisco Assislau Chaves, natural de Castro Verde, está a preparar duas novas peças musicais, que serão estreadas ainda durante este ano de 2014.
Uma das peças é para o prémio “Jovens Músicos” e a outra para a Orquestra Sinfónica Juvenil.
“Estas encomendas surpreenderam-me”, admite ao “CA” Francisco Assislau Chaves, de 20 anos, que frequenta as licenciaturas de Guitarra e Composição na Universidade de Évora.
No caso da encomenda para o prémio “Jovens Músicos”, trata-se da peça para ser tocada a solo por todos os violinistas em concurso, daí Francisco ter tentado elaborar uma peça “difícil, muito extravagante e virtuosa”.
“O objectivo é o violinista estar a tocar e as pessoas ficarem coladas à cadeira a pensar ‘Como é que ele faz aquilo?’. Ainda não vi a peça ser tocada, mas acho que vai causar muito impacto”, revela, não escondendo que este “foi um grande desafio.
“Normalmente o violino é acompanhado por piano ou por orquestra. E quando temos só um instrumento, acaba por ser mais difícil compor porque temos de captar a atenção das pessoas. Às vezes as pessoas podem perder a atenção na música por ser só um violino. Então é um desafio na medida em que tenho de compor algo que interesse às pessoas, mesmo sendo só um violino”, justifica.
