Francisco Assislau Chaves prepara duas novas peças

Francisco Assislau Chaves

O jovem compositor Francisco Assislau Chaves, natural de Castro Verde, está a preparar duas novas peças musicais, que serão estreadas ainda durante este ano de 2014.
Uma das peças é para o prémio “Jovens Músicos” e a outra para a Orquestra Sinfónica Juvenil.
“Estas encomendas surpreenderam-me”, admite ao “CA” Francisco Assislau Chaves, de 20 anos, que frequenta as licenciaturas de Guitarra e Composição na Universidade de Évora.
No caso da encomenda para o prémio “Jovens Músicos”, trata-se da peça para ser tocada a solo por todos os violinistas em concurso, daí Francisco ter tentado elaborar uma peça “difícil, muito extravagante e virtuosa”.
“O objectivo é o violinista estar a tocar e as pessoas ficarem coladas à cadeira a pensar ‘Como é que ele faz aquilo?’. Ainda não vi a peça ser tocada, mas acho que vai causar muito impacto”, revela, não escondendo que este “foi um grande desafio.
“Normalmente o violino é acompanhado por piano ou por orquestra. E quando temos só um instrumento, acaba por ser mais difícil compor porque temos de captar a atenção das pessoas. Às vezes as pessoas podem perder a atenção na música por ser só um violino. Então é um desafio na medida em que tenho de compor algo que interesse às pessoas, mesmo sendo só um violino”, justifica.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima