Algumas das fotografias mais icónicas da autoria de Eduardo Gageiro, que mostram momentos fundamentais da história de Portugal, podem ser vistas a partir desta sexta-feira, 16 de Março, na vila de Aljustrel. A exposição de fotografias é inaugurada às 18h00 no Espaço Oficinas, onde vai permanecer até ao dia 25 de Abril, numa organização da Câmara Municipal local.
Eduardo Gageiro é um dos maiores nomes da fotografia em Portugal, tendo sido repórter fotográfico no “Diário Ilustrado” e noutras publicações de referência, além de ter trabalhado ainda para a Associated Press (Portugal), para a Companhia Nacional de Bailado e para a Assembleia da República, entre outros.
A mostra que vai estar patente em Aljustrel é composta por 40 fotografias icónicas, que capturaram momentos entre os dias 25 de Abril e o 1º de Maio de 1974, desde a fotografia com Salgueiro Maia a morder o lábio para não chorar de emoção depois dos militares do Regimento de Cavalaria 7 se juntarem ao Movimento das Forças Armadas, no Terreiro do Paço, ao momento em que um soldado retira da parede da sede da PIDE a fotografia de Salazar.
