Um copo de vinho, uma côdea de pão com queijinho (ou presunto), um par de azeitonas… e muita cultura popular alentejana!
Será esta a “ementa” ao longo do fim-de-semana, dias 26 e 27, em Ervidel, que acolhe mais uma edição da feira Vin&Cultura, certame organizado pela Câmara de Aljustrel em parceria com a Junta de Freguesia e o movimento associativo local com o objectivo de “promover, valorizar e divulgar os produtos da terra”, “as artes tradicionais” e a “cultura” do concelho.
“Trata-se de um evento que se reveste de uma importância forte na lógica do Município”, pois mostra o lado “rural”, “tradicional” e “cultural” do concelho de Aljustrel, explica ao “CA” o autarca Nelson Brito, revelando que a Câmara Municipal vai investir cerca de 20 mil euros no evento, verba que inclui os lanches servidos durante as visitas às adegas.
Este ano só abrirão portas durante a Vin&Cultura quatro adegas (Saraiva, Moreira, Chaveiro e Varrasquinho), que durante as tardes dos dois dias de feira receberão os participantes na Rota das Adegas, que serão animadas pelos grupos Trigo Roxo, Novos Ventos e Maravilhas do Alentejo.
O “epicentro” do certame será, contudo, a adega colectiva e pelo seu palco passarão os Trigo Roxo e Bilan (na noite de sábado, 26, a partir das 21h30), as Modas à Campaniça e as fadistas Ana Sofia Soares e Inês Silva (domingo, 27, a partir das 18h30.
Lá fora estarão perto de três dezenas de expositores de artesanato e produtos regionais.
A edição de 2011 da Vin&Cultura é inaugurada às 15h00 de sábado, 26, e o seu programa inclui ainda, no sábado, 26, um encontro de poetas populares (às 11h00 no Centro Cultural), uma arruada da banda filarmónica da Sociedade Musical de Instrução e Recreio Aljustrelense pelas ruas da localidade (14h30), a actuação do Rancho Folclórico “Amigos das Ferreiras” (15h30) e do Grupo Coral “Margens do Roxo” (16h15), e a apresentação da Agenda 21 Local (pelas 16h30 no Centro Cultural).
Para domingo, 27, está prevista a actuação dos grupos Coral “Flores da Primavera” (15h30) e Etnográfico de Danças e Cantares “Planície Alentejana” (16h00), assim como uma tertúlia sobre vinho da talha, que será dinamizada pelo professor universitário Virgílio Loureiro (15h30 na cafetaria do Centro Cultural).
