Fim-de-semana de vinho novo e cultura popular na freguesia de Ervidel

Fim-de-semana de vinho novo e cultura popular na freguesia de Ervidel

Um copo de vinho, uma côdea de pão com queijinho (ou presunto), um par de azeitonas… e muita cultura popular alentejana!
Será esta a “ementa” ao longo do fim-de-semana, dias 26 e 27, em Ervidel, que acolhe mais uma edição da feira Vin&Cultura, certame organizado pela Câmara de Aljustrel em parceria com a Junta de Freguesia e o movimento associativo local com o objectivo de “promover, valorizar e divulgar os produtos da terra”, “as artes tradicionais” e a “cultura” do concelho.
“Trata-se de um evento que se reveste de uma importância forte na lógica do Município”, pois mostra o lado “rural”, “tradicional” e “cultural” do concelho de Aljustrel, explica ao “CA” o autarca Nelson Brito, revelando que a Câmara Municipal vai investir cerca de 20 mil euros no evento, verba que inclui os lanches servidos durante as visitas às adegas.
Este ano só abrirão portas durante a Vin&Cultura quatro adegas (Saraiva, Moreira, Chaveiro e Varrasquinho), que durante as tardes dos dois dias de feira receberão os participantes na Rota das Adegas, que serão animadas pelos grupos Trigo Roxo, Novos Ventos e Maravilhas do Alentejo.
O “epicentro” do certame será, contudo, a adega colectiva e pelo seu palco passarão os Trigo Roxo e Bilan (na noite de sábado, 26, a partir das 21h30), as Modas à Campaniça e as fadistas Ana Sofia Soares e Inês Silva (domingo, 27, a partir das 18h30.
Lá fora estarão perto de três dezenas de expositores de artesanato e produtos regionais.
A edição de 2011 da Vin&Cultura é inaugurada às 15h00 de sábado, 26, e o seu programa inclui ainda, no sábado, 26, um encontro de poetas populares (às 11h00 no Centro Cultural), uma arruada da banda filarmónica da Sociedade Musical de Instrução e Recreio Aljustrelense pelas ruas da localidade (14h30), a actuação do Rancho Folclórico “Amigos das Ferreiras” (15h30) e do Grupo Coral “Margens do Roxo” (16h15), e a apresentação da Agenda 21 Local (pelas 16h30 no Centro Cultural).
Para domingo, 27, está prevista a actuação dos grupos Coral “Flores da Primavera” (15h30) e Etnográfico de Danças e Cantares “Planície Alentejana” (16h00), assim como uma tertúlia sobre vinho da talha, que será dinamizada pelo professor universitário Virgílio Loureiro (15h30 na cafetaria do Centro Cultural).

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima