Filipe Venâncio nunca será esquecido em Almodôvar

O nome de Filipe Venâncio já está “eternizado” para sempre no Estádio Municipal de Almodôvar. Um ano após a morte do antigo futebolista, vítima de acidente de trabalho na mina de Neves-Corvo, a Câmara de Almodôvar oficializou, no passado dia 30 de março, a atribuição do seu nome ao estádio da vila, numa cerimónia emotiva e onde não faltaram os amigos e colegas de uma vida.

“O Filipe Venâncio leva esta homenagem porque a mereceu, porque teve uma vida breve mas por onde passou deixou a boa imagem do concelho de Almodôvar”, justificou o presidente da Câmara Municipal, António Bota, na sua intervenção.

O autarca destacou ainda que Filipe Venâncio “era um atleta que dava o seu melhor, trabalhava em prol do seu clube, motivava os jogadores e era uma referência dentro do Clube Desportivo de Almodôvar e em todos os clubes onde jogou”.

“Deixou-nos cedo demais e tinha muito mais para dar. Por isso decidimos homenagear o atleta, o cidadão, o pai, o marido Filipe Venâncio”, concluiu.

Palavras que a mãe do falecido atleta, Filomena Venâncio, retribuiu, agradecendo “a todos os clubes que fizeram do Filipe o grande profissional que foi”.

“Não jogou em grandes clubes, mas foi um grande, grande jogador. Jogava sempre como se estivesse num grande clube”, disse em tom embargado e os olhos marejados de lágrimas.

Após a cerimónia de inauguração, realizou-se um jogo entre a atual equipa do Desportivo de Almodôvar e um grupo de amigos e antigos colegas de equipa de Filipe Venâncio. A vitória sorriu aos segundos, com o golo a ser apontado por Lucas Venâncio… o filho de Filipe. Abraçado por todos e com o indicador apontado ao céu, festejou com a certeza que o pai nunca será esquecido em Almodôvar!

Filipe Venâncio nunca será esquecido em Almodôvar

A homenagem a Filipe Venâncio contou com a presença de muitos amigos e antigos colegas de equipa, caso de Duarte Constantino, também natural de Almodôvar, com quem alinhou no Farense.

“Éramos como irmãos e a sua morte foi uma grande tristeza. É uma homenagem muito justa, porque assim será lembrado por todos”, disse ao “CA”.

Outro antigo colega que se deslocou a Almodôvar foi Manuel Ramos, pai do benfiquista Gonçalo Ramos, com quem Filipe Venâncio partilhou casa nos tempos em que estava na formação dos “leões” de Faro. “É uma pessoa que tenho no meu coração e que estimo muito”, frisou, acrescentando: “A nossa juventude foi passada junta e recordo com ternura esses momentos”.

De Almodôvar estiveram em campo, entre outros, Vítor Jacob, Duarte Guerreiro, Nelson Rocha, Hélder Braz ou Bruno “Lebre”, que jogou com Filipe Venâncio até à época passada. “Foram muitos momentos juntos, muitas alegrias, muitas tristezas, mas especialmente um grande amigo que se foi embora”, afirmou.

Para João Saleiro, presidente do Desportivo de Almodôvar, Filipe Venâncio “era, é e será sempre um símbolo” do clube. “É uma homenagem merecida ao nosso grande capitão, pelo seu valor humano, desportivo e familiar”, concluiu.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima