A 20ª temporada do festival Terras Sem Sombra arranca neste fim de semana, dias 25 e 26 de maio, no concelho de Mértola, numa organização da associação Pedra Angular em parceria com os municípios da região.
O grande destaque vai para o concerto das sopranos filipinas The Nightingales, acompanhadas ao piano pelo maestro português Nuno Margarido Lopes, a partir das 21h30 de sábado, 25, na Igreja Matriz.
Antes, pelas 15h00, realiza-se a visita “De Complexo Mineiro a Património Cultural: A Mina de São Domingos”, que vai permitir aos participantes a oportunidade visitar a localidade mineira, sob a orientação do geólogo João Matos, cientista do Laboratório Nacional de Geologia e Energia.
Na manhã de domingo, 26, pelas 9h30, terá lugar a ação “Por Terras de Vale Formoso: O Solo, Marco de Herança e Obra de Esperança, que terá como guia a geógrafa Maria José Roxo, professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa, também responsável pelo Centro Experimental de Erosão de Solos (Herdade de Vale Formoso).
Em 2024 o festival Terras Sem Sombra tem como tema “‘Liberdade, quem a tem chama-lhe sua’: Autonomia, Emancipação e Independência na Música (Séculos XII/XXI)”.
Além de Mértola, o evento vai ainda passar, até novembro, pelos concelhos de Beja, Ferreira do Alentejo, Odemira, Vidigueira, Castelo de Vide, Montemor-o-Novo, Sines e Coruche.
Estão ainda previstos dois “concertos-surpresa” noutros concelhos, a anunciar.