Festival Sudoeste 2012 leva milhares para a Zambujeira do Mar

Festival Sudoeste 2012 leva milhares para a Zambujeira do Mar

O festival TMN Sudoeste tem início esta quarta-feira, 1, na Herdade da Casa Branca, na Zambujeira do Mar, fica até domingo e vai ter concertos para muitos gostos, da estreia a solo de Eddie Vedder ao regresso de "lendas" do <i>reggae</i>.
Ao longo dos cinco dias estão previstas mais de meia centena de actuações, entre as quais se encontra o regresso do músico norte-americano Ben Harper, a estreia a solo de Eddie Vedder, vocalista dos Pearl Jam, e uma homenagem aos 50 anos da independência da Jamaica.
Neste primeiro dia, de recepção ao campista, conta com Afrojack, Martin Solveig e Pete Tha Zouk.
Na quinta-feira, 2, é esperada a actuação de Ben Harper, de regresso a Portugal com o espectáculo "An acoustic evening with Ben Harper", que revisita 20 anos de carreira.
Ben Harper está na Europa para uma série de concertos e o último será em Portugal.
Em Janeiro editará um novo álbum, "Get up", com o músico dos <i>blues</i> Charlie Musselwhite.
Ainda na quinta-feira assinalam-se a estreia do londrino Ben Howard, que editou no ano passado o primeiro álbum, "Every Kingdom", e os regressos do brasileiro Marcelo D2 e de Matisyahu.
Na sexta-feira, 3, os holofotes estarão virados para Eddie Vedder.
Se o músico norte-americano é sobejamente conhecido como vocalista do grupo norte-americano Pearl Jam, desta vez terá todas as atenções a solo, porque editou em 2011 o álbum "Ukelele Songs".
No mesmo palco de Eddie Vedder estarão previstos outros concertos, como o de James Morrison e do Richie Campbell, nome português do <i>reggae</i>.
No sábado, 4, assinala-se a estreia em Portugal do grupo <i>hip hop</i> porto-riquenho Calle 13, cujo álbum "Entren los que quieran", de 2010, foi editado em Portugal no início desta semana.
Este disco, que conta com a participação de Maria Rita, Omara Portuondo e Omar Ródriguez-López, dos Mars Volta, e com letras com um discurso bem mais político que os anteriores, valeu-lhes dez Grammy Latino.
Ainda no sábado, depois dos Calle 13, regressarão a dupla The Ting Tings, os norte-americanos The Roots e os Xutos & Pontapés, os únicos portugueses cabeças-de-cartaz, desta edição.
A noite fecha com Gorillaz Sound System.
Para domingo, 5, último dia do festival, está agendada a estreia da cantora londrina Jessie J em Portugal, e o regresso – já faz parte da "prata da casa" – do DJ francês David Guetta.
Este ano, o Palco Reggae poderá registar uma enchente maior do que a de anos anteriores, por conta de um conjunto de nomes lendários da Jamaica, que têm andado em digressão a celebrar os 50 anos de independência do país.
São os casos de Lee "Scratch" Perry, Max Romeo e The Congos, na quinta-feira, e dos Jamaican Legends com Ernest Ranglin, Monty Alexander, Sly and Robbie e Bitty McLean, na sexta-feira.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima