A primeira edição do Festival “Futurama” chega neste fim-de-semana, 7 e 8 de outubro, à cidade de Beja, com uma programação multidisciplinar e transfronteiriça.
Para esta sexta-feira, 7, está prevista uma performance do coreógrafo e artista brasileiro Gustavo Ciríaco, resultado de um workshop com alunos da Escola Secundária Diogo de Gouveia, e uma sessão de sensibilização sobre direitos humanos.
Para este dia está ainda agendada a abertura de uma instalação de artes visuais de Wasted Rita, um workshop com Fidel Évora, a exibição do filme “Nueve Sevillas” e um espetáculo com o DJ Stá.
No sábado, 8, será apresentado, em estreia nacional, o filme “O Novo Evangelho”, de Milo Rau, e há música com as atuações de Cláudia Dias, de Filipe Sambado & Yamila, e de Nídia e João Melgueira.
Com passagens por Beja, Mértola, Serpa e Castro Verde, o festival conta com uma programação que percorre a música, artes visuais, artes performativas, literatura e o cinema e que tem direção artística de John Romão.
O festival “Futurama” “propõe uma nova vibração artística que se faz de cruzamentos de artistas de imenso prestígio, que viajam pelos mais prestigiados teatros, museus, centros culturais e festivais do país e do mundo, e que ganham, a partir de agora, no Baixo Alentejo, uma nova casa e laboratório para experimentarem com outros artistas, outras práticas e o património tão rico desta região”, sublinha John Romão.