O projeto de criação artística “Pessoas Cheias de Território” está a ser dinamizado junto da comunidade do concelho de Castro verde, no âmbito da 20ª edição do festival Entrudanças, que vai decorrer entre 9 e 11 de fevereiro na vila de Entradas.
Segundo a Câmara de Castro Verde, que organiza o festival em conjunto com a associação PéDeXumbo e a Junta de Freguesia de Entradas, a iniciativa vai na segunda edição e está a ser dinamizada pelos artistas João Garrinhas e Lúcia Caroço junto da comunidade de Entradas e de Castro Verde.
O projeto tem “como ponto de partida” o tema “Dançar Ocupando” e pretende “provocar um baile transversal a todas as idades, espaços, sons e coreografias, bebendo do imaginário de quem tanto já dançou e traduzi-lo num momento coletivo de celebração”.
O objetivo é “proporcionar a todos os participantes dinâmicas de pensar, construir, desconstruir e repensar o baile, de ocupar o espaço ou até de o transformar”, por forma a trazer “o baile de volta à rua, criando relações de pertença, dando corpo e voz a quem dança e dinamizando o espaço público, mantendo vivas as práticas culturais coletivas”, explica a autarquia.
O resultado final deste projeto será apresentado durante o desfile que se realiza no âmbito do festival, a 10 de fevereiro, a partir das 14h30, pelas ruas de Entradas.