Celebrar “a cultura e a identidade mineiras”do concelho, que conta há mais de quatro décadas com a maior mina de cobre e zinco de Portugal e uma das maiores da Europa, é o objetivo da terceira edição do festival Castro Mineiro, que a Câmara de Castro Verde promove a partir desta sexta-feira, 30.
O evento vai decorrer até domingo, 1 de setembro, no Parque da Liberdade, numa parceria da autarquia com a empresa Somincor, concessionária das minas de Neves-Corvo.
“Este festival será o lugar de encontro entre diferentes expressões artísticas, culturais e sociais que convidam a descobrir e a colocar em evidência a inovação tecnológica, cultural e social que se vive num território mineiro por excelência”, sublinha o presidente da Câmara de Castro Verde, António José Brito.
O autarca lembra que o evento “nasceu para divulgar e elevar a cultura e a identidade mineiras que têm vindo a ser construídas ao longo das últimas quatro décadas” no concelho, “onde está localizado um dos mais importantes empreendimentos mineiros da Europa”.
Trata-se de uma operação empresarial “que tem transformado a realidade socioeconómica do concelho e do Campo Branco, tornando esta região fortemente ligada à atividade mineira”, reforça.
A terceira edição do festival Castro Mineiro arranca nesta sexta-feira, 30, pelas 16h00, com a conferência “Neves-Corvo: Que impacto no território”, seguindo-se, às 18h00, a inauguração oficial, que contará com a presença da secretária de Estado da Energia, Maria João Pereira.
A música volta a ser um dos grandes destaques do programa do festival Castro Mineiro, sendo que na primeira noite sobe ao palco Bárbara Bandeira, uma das vozes mais marcantes da música nacional na atualidade.
No sábado, 31, será a vez de atuar o brasileiro Maninho, autor de êxitos como “Pode tentar” ou “Vem pra cá”, enquanto no domingo, 1, ao fim da tarde, cantará o bejense Buba Espinho.
Cante alentejano, provas de vinho, tasquinhas, animação infantil e uma exposição criada pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Castro Verde são outros dos destaques na programação do festival ao longo dos três dias, que conta ainda com uma visita guiada “ao centro” de Neves-Corvo (sábado, 31, às 10h00) e uma demonstração de resgate pelo Grupo de Intervenção da Somincor (também no sábado, às 17h00).
No sábado, às 19h00, será também apresentado o livro Minas, editado em parceria pela Câmara Municipal e a ASSESTA – Associação de Escritores do Alentejo.
O festival Castro Mineiro tem entradas livres e ao longo dos três dias será possível ter acesso gratuito ao parque de campismo e às piscinas municipais.