Festival em Almodôvar promove gastronomia

Festival em Almodôvar

A Câmara de Almodôvar vai promover neste fim-de-semana, dias 10 a 12 de Maio, a primeira edição do festival “Saberes e Sabores da Terra”, dedicado à gastronomia e à cultura popular do concelho. Em entrevista ao “CA”, o autarca António Bota revela os objectivos do novo certame.

Por que razão decidiu a Câmara de Almodôvar criar o festival “Saberes e Sabores da Nossa Terra”?
É mais uma oportunidade de mostrar a quem cá vive e a quem nos visita o que é que Almodôvar tem de bom. É mais uma oportunidade de voltar a mostrar às pessoas as nossas potencialidades, sendo que esta primeira edição será mais relacionada com a gastronomia. Mas eventualmente, no futuro, poderemos também abranger o artesanato e por aí fora.

Este evento pode também ter uma dimensão importante para a economia local?
Tem sempre, porque não obstante ser na Praça da República e termos três restaurantes locais a trabalhar no local, temos toda a restauração do concelho disponível também nesses dias. No fundo, é uma mostra gastronómica, de produtos, de produtores e daquilo que de bem se faz no concelho.

As expectativas são de “casa cheia”?
Trabalhamos sempre com esse objectivo: “casa cheia” e promoção total! A nossa aposta é mais gastronómica que propriamente cultural, ainda que esta seja importante. Mas queremos que venham cá somente pela música, mas para degustar aquilo que é nosso.

Sente que este evento reúne condições para se afirmar no calendário festivo do concelho e da região?
Com certeza que sim! É um evento que vai ser ano sim, ano não, coincidindo com o Festival Islâmico de Mértola e alternando com o nosso Mercado Medieval, que também já tem muita tradição. Sentimos que temos aqui um festival que tenta mostrar o que temos de melhor e que veio para ficar.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima