Festival do Peixe do Rio na aldeia do Pomarão

Festival do Peixe do Rio

Arroz de lampreia, caldeirada de muge, enguias frita e outros sabores ribeirinhos vão estar em destaque neste fim-de-semana, 6 e 7 de Abril, no antigo porto mineiro do Pomarão, no concelho de Mértola. A pequena aldeia recebe ao longo destes dois dias mais uma edição do Festival do Peixe do Rio, iniciativa da Câmara de Mértola que pretende divulgar e promover a gastronomia e toda a economia associada ao grande rio do Sul.
O evento conta com a colaboração de diversas entidades, entre as quais a Associação de Empresários do Vale do Guadiana, a Câmara de Alcoutim e o Ayuntamiento de El Granado (Espanha), sendo que este ano a grande novidade é o “Mercadinho de frescos”, com a venda no local de peixe do rio, o que só acontece graças à nova legislação sobre a pesca tradicional no Guadiana.
“Este certame continua a procurar valorizar os recursos do Guadiana a nível gastronómico, a promover as potencialidades turísticas da região, mas, mais que tudo, pretende ser uma homenagem ao rio e aos homens que nele desenvolveram e desenvolvem a sua actividade”, frisa o presidente da Câmara de Mértola, Jorge Rosa.
Pretendendo ser “uma viagem sensorial de encontro a saberes herdados, a gestos e tradições”, o Festival do Peixe do Rio 2019 arranca às 9h00 deste sábado, 6, com um troféu de pesca desportiva na barragem do Chança e uma caminhada.
A inauguração do certame está prevista para as 11h30, sendo que a partir das 13h30 há muita música para animar os convivas, passando pelo palco os grupos “Extravagante” (13h30), “Oh Laurinda” (16h30) e “Ventos do Alentejo” (20h00), além do Rancho Folclórico de Santa Catarina da Fonte do Bispo (18h00).
De noite actua o bem conhecido José Malhoa (22h00) e depois do fogo-de-artifício, previsto para a meia-noite, há baile pela madrugada fora com Rui Soares & Lau.
No domingo, 7, o programa do Festival do Peixe do Rio começa pelas 9h00, com um passeio de BTT. Às 13h30 actua o grupo “Vozes do Sul”, sendo que pela tarde fora sobem ainda ao palco o Grupo Coral Feminino “As Rabilongas” (15h00) e a Orquestra Millennium, de Espanha (16h00).
Exposições, tertúlias, mostra de artesanato e passeios de barco a partir do cais do Pomarão são outros dos destaques ao longo dos dois dias de Festival do Peixe do Rio.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima