Arroz de lampreia, caldeirada de muge, enguias frita e outros sabores ribeirinhos vão estar em destaque neste fim-de-semana, 6 e 7 de Abril, no antigo porto mineiro do Pomarão, no concelho de Mértola. A pequena aldeia recebe ao longo destes dois dias mais uma edição do Festival do Peixe do Rio, iniciativa da Câmara de Mértola que pretende divulgar e promover a gastronomia e toda a economia associada ao grande rio do Sul.
O evento conta com a colaboração de diversas entidades, entre as quais a Associação de Empresários do Vale do Guadiana, a Câmara de Alcoutim e o Ayuntamiento de El Granado (Espanha), sendo que este ano a grande novidade é o “Mercadinho de frescos”, com a venda no local de peixe do rio, o que só acontece graças à nova legislação sobre a pesca tradicional no Guadiana.
“Este certame continua a procurar valorizar os recursos do Guadiana a nível gastronómico, a promover as potencialidades turísticas da região, mas, mais que tudo, pretende ser uma homenagem ao rio e aos homens que nele desenvolveram e desenvolvem a sua actividade”, frisa o presidente da Câmara de Mértola, Jorge Rosa.
Pretendendo ser “uma viagem sensorial de encontro a saberes herdados, a gestos e tradições”, o Festival do Peixe do Rio 2019 arranca às 9h00 deste sábado, 6, com um troféu de pesca desportiva na barragem do Chança e uma caminhada.
A inauguração do certame está prevista para as 11h30, sendo que a partir das 13h30 há muita música para animar os convivas, passando pelo palco os grupos “Extravagante” (13h30), “Oh Laurinda” (16h30) e “Ventos do Alentejo” (20h00), além do Rancho Folclórico de Santa Catarina da Fonte do Bispo (18h00).
De noite actua o bem conhecido José Malhoa (22h00) e depois do fogo-de-artifício, previsto para a meia-noite, há baile pela madrugada fora com Rui Soares & Lau.
No domingo, 7, o programa do Festival do Peixe do Rio começa pelas 9h00, com um passeio de BTT. Às 13h30 actua o grupo “Vozes do Sul”, sendo que pela tarde fora sobem ainda ao palco o Grupo Coral Feminino “As Rabilongas” (15h00) e a Orquestra Millennium, de Espanha (16h00).
Exposições, tertúlias, mostra de artesanato e passeios de barco a partir do cais do Pomarão são outros dos destaques ao longo dos dois dias de Festival do Peixe do Rio.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde