Festival do Achigã em Santa Clara-a-Velha

Festival do Achigã

A aldeia de Santa Clara-a-Velha, no concelho de Odemira, recebe neste fim-de-semana, 15 e 16 de Setembro, a 10ª edição do Festival do Achigã, evento que concilia a gastronomia com o artesanato, animação infantil e muita música.
Divulgar a região e dar a conhecer os produtos mais genuínos da região, sobretudo o achigã, espécie muito abundante na barragem de Santa Clara, são os objectivos do evento, que decorre no pavilhão da Junta de Freguesia e é organizado pela Associação “Os Amigos de Santa Clara”, com os apoios da Câmara de Odemira, juntas de freguesia de Santa Clara-a-Velha e Luzianes-Gare, GNR e população local.
O Festival do Achigã abre portas ao meio-dia deste sábado, 15, sendo que às 13h00 há música com as “Concertinas da Sertã”. De tarde continua a animação, com as actuações dos grupos “Morcegos do Mira” (15h00), “Os Amigos da Figueira” (16h00), “Concertinas da Sertã” (17h30) e “Relíquia D’Outrora” (20hh0).
De noite há baile a partir das 22h00 com Rui Soares & Lau e a partir das meia-noite canta o grupo “Nemanus”. Já de madrugada, pelas 5h00, é servida uma açorda alentejana para os “resistentes” retemperarem forças.
No domingo, 16, o festival volta a abrir às 12h00 e pela hora do almoço cantam os “Relíquias D’Outrora”. A música volta a ser o destaque da tarde, subindo ao palco os grupos “Gentes do Alto Mira” (14h30), “Brasa Doirada” (16h00) e “Sol do Torrão” (17h30). A festa termina com a actuação de Tiago Neto & Paulo Fragoso a partir das 19h30.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima