Festival de teatro do Alentejo em Beja e Évora

Festival de teatro do

Espectáculos de 13 grupos portugueses e estrangeiros e cafés-concertos marcam o I Festival Internacional de Teatro do Alentejo (FITA), que começa esta quarta-feira, 19.
Além da organizadora, a Companhia de Teatro Lendias d’Encantar, de Beja, o FITA vai juntar outras sete companhias teatrais portuguesas e cinco estrangeiras e provenientes do Brasil, Colômbia, Cuba, Espanha e Uruguai.
Através do FITA, a companhia quer oferecer ao público geral e ao infanto-juvenil "uma programação de teatro de elevada qualidade artística e condensada" e, desta forma, contribuir para a criação de públicos para o teatro e de um pólo de atracção turística no Alentejo, explica à Agência Lusa o director artístico do festival, António Revez.
Por outro lado, diz, o FITA, que "potencia contactos e parcerias" que a Lendias d’Encantar desenvolveu com outras companhias no âmbito de participações em festivais internacionais de teatro, pretende, através da programação paralela de cafés-concertos, "fomentar o contacto das estruturas teatrais participantes entre si e com o público".
Além da Lendias d’Encantar, o FITA conta com a participação e apresentação de espeztáculos das companhias portuguesas Artistas Unidos (Lisboa), Teatro do Mar (Sines), Teatro O Bando (Palmela), Art’Imagem (Porto), A Bruxa Teatro (Évora), Acert Trigo Limpo (Tondela) e Baal 17 (Serpa).
Grupo Cena (Brasil), Teatro Tierra (Colômbia), Teatro D’Dos (Cuba), Limiar Teatro (Espanha) e El Mura (Uruguai) são as companhias de teatro estrangeiras que vão participar e apresentar espectáculos no FITA.
A programação principal do FITA para Beja inclui a apresentação, no Teatro Municipal Pax Julia, de 12 espectáculos de teatro, sete de companhias portuguesas e um de cada uma das cinco estrangeiras.
A programação paralela do FITA para Beja, no Espaço Os Infantes, inclui cafés-concertos com JP Simões (já esta quarta-feira, 19), projecto "Pó da Alma" dos músicos Paulo Ribeiro e Jorge Moniz (quinta-feira, 20), Márcia (sexta-feira, 21), Nuno do Ó (sábado, 22), grupo Nau (dia 26) e o projecto criado pela Lendias d’Encantar "Eroscópio" (dia 27).

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima