Festival da Túbera na vila de Mértola

Festival da Túbera

A primeira edição do Festival da Túbera vai decorrer neste sábado e domingo, 23 e 24, na tenda multiusos de Mértola, numa organização da Junta de Freguesia local com o objectivo de valorizar este produto tradicional e bastante apreciado na gastronomia regional (e não só).
“Até à data ainda ninguém se tinha lembrado de promover a túbera e a sua excelência. E então decidimos avançar com este festival, que fazia parte da nossa proposta eleitoral”, explica ao “CA” o presidente da Junta de Freguesia, que espera dias de “casa cheia” em Mértola. “Esperamos muita gente. É um evento em que temos expectativas elevadas e, no que depender de nós, que veio para ficar”, acrescenta Luís Madeira.
O I Festival da Túbera começa no sábado, 23, de manhã, em pleno campo, com o workshop “Vamos apanhar túberas”. A iniciativa está prevista para as 8h30, com concentração junto à sede da Junta de Freguesia.
A inauguração oficial do certame está prevista para as 12h00, sendo que durante a tarde realiza-se novo workshop, desta feira dedicado ao tema “Do mato ao prato – desafios para a valorização da túbera” (15h30). Às 17h00 tem lugar o showcooking “Borrego e túbera: ligações improváveis”, com a chef Margarida Rodrigues, seguindo-se a actuação dos grupos “Guadiana de Mértola” (18h30) e “Ventos Alentejanos” (21h30), e um baile com Tiago Catarino (23h00).
Para domingo, 24, está prevista uma demonstração de tosquia de ovelha campaniça (14h00) e o workshop “Potencial da utilização das raças autóctones na agricultura regional – o caso da raça campaniça” (15h00), ambos dinamizados em parceria com a ACOS – Agricultores do Sul, além do showcooking “Novos sabores da túbera”, com a chef Márcia Leite (16h00). A animação musical estará a cargo do grupo “Flores de São João” (14h30) e de Luís Simenta (17h00).

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima