Festival B em Beja recorda soror Mariana

Festival B em

Os (des)amores de soror Mariana Alcoforado são o “mote” da edição de 2019 do Festival B, que arranca nesta quinta-feira, 27, e decorre na cidade de Beja até ao próximo domingo, 30.
Organizado pela Câmara Municipal, o certame celebra os 350 anos da edição das Cartas Portuguesas (em que a religiosa bejense revela o seu amor pelo oficial francês Chamilly) com vários concertos únicos em diversos pontos da cidade, além de exposições, performances artísticas e espectáculos multimédia.
O festival é inaugurado às 18h00 desta quinta-feira, 27, sendo que às 21h00 tem lugar o espectáculo de dança “Muros” no Largo do Lidador. Às 22h20 Sofia Alves e António Chaínho actuam no Largo do Museu Regional.
Na sexta-feira, 28 de Junho, o programa do Festival B arranca no terraço do Museu Regional, onde a partir das 18h00 canta Ana Santos. Às 21h00 o Largo do Lidador recebe o concerto de Rao Kyao com o Coro do Carmo, enquanto às 22h10 actuam no Pátio das Laranjeiras Buba Espinho e o Rancho de Cantadores de Vila Nova de São Bento. A noite termina com Jorge Palma e Mafalda Veiga em palco, pelas 23h20, no Largo do Museu.
A performance “Songs of Love and Despair”, de Gisela Cañamero (18h00 no terraço do Museu Regional), abre o programa de sábado, 29, que a partir das 21h00 conta com dois espectáculos no Largo do Museu: primeiro música com os Cante Novo e depois uma performance de Sara Correia e Sandra Maya. Às 22h40 o palco do Largo do Lidador recebe o espectáculo “100 Passos – 12 Canções de Amor”, a partir de 12 poemas de amor criados pelo compositor Paulo Abreu Lima, que serão interpretados pelos cantores António Caixeiro, Clara Palma, Fernando Pardal, Inês Duarte, Jorge Roque e Mafalda Vasques. Segue-se, às 23h50 no Pátio das Laranjeira, a “Missa Brevis”, que junta o músico João Gil ao Grupo de Cantares Femininos de Aljustrel, e, para acabar a noite em grande, o Largo do Lidador recebe pelas 00h40 um concerto da Ala dos Namorados com a banda filarmónica Capricho Bejense.
O Festival B 2019 termina no domingo, 30, com o terraço do Museu Regional a receber pelas 18h00 o espectáculo que junta Malino e António Revez. Pelas 21h00 o Pátio das Laranjeiras acolhe a performance de dança “Maralflor” e às 22h00 cantam no Largo do Lidador Anaquim e Filipa Pais. A fechar, pelas 23h10, actuam no Largo do Museu Vitorino e o Coro de Câmara de Beja.
A par dos concertos, a programação do Festival B inclui ainda um filme de reconstituição histórica em 3D, da autoria de António Paisana; o documentário “Cartas”, realizado por Luís Godinho; a instalação artística “Fides Profana”, de Gisela Cañamero; e várias exposições, uma das quais dedicada à obra do falecido Leonel Borrela, que dedicou muitos anos de estudo à figura de Mariana do Alcoforado.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima