Festas de Maio animam aldeia de Amoreiras-Gare

Festas de Maio animam

A tradição ainda é o que era e Amoreiras-Gare, no interior do concelho de Odemira, volta a celebrar as suas Festas de Maio com um programa diversificado e repleto de boas propostas.
O evento arranca esta quarta-feira, 30, 30 de Abril e só pára no domingo, 4 de Maio.
Organizada pela Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare (ADA), a iniciativa começa na noite desta quarta-feira com um baile muito animado pelo conhecido artista Fábio Lagarto. E cerca das 24h00, o palco “enche-se” com o romantismo do duo brasileiro Leo & Leandro.
Na quinta-feira, 1º de Maio, um dos momentos fortes dos festejos será a abertura da Exposição de Artesanato e Produtos Regionais, que irá decorrer ao longo da festa.
Neste mesmo dia, realiza-se a cerimónia de entrega de prémios do IV Concurso de Poesia e, depois, haverá um espectáculo de cante ao baldão, aberto a todos os cantadores, estando ainda prevista a actuação de vários tocadores de viola campaniça.
Cerca das 18h00 está programado um espectáculo de animação de rua com o Grupo Musical Amoreirense, que apresentará danças tradicionais do Alentejo.
Este segundo dia de festa termina com a apresentação do Rancho Folclórico do Calvário.
Na sexta-feira, 2 de Maio, que será dedicada às escolas, o programa arranca logo de manhã com actividades dos alunos do Agrupamento Vertical de colos.
Durante a tarde (15h00), realiza-se um colóquio sobre “Agricultura familiar – sua importância para a sustentabilidade do interior”.
Mais ao fim da tarde, a animação voltará a estar a cargo do Grupo Musical Amoreirense e, cerca das 22h00, começa o tradicional baile com actuação da dupla RS&L – Rui Soares e Lau.
No sábado, 3 de Maio, o maior destaque das festas será o IX Festival de Cantares ao Desafio/Improviso – uma forte tradição naquelas terras do interior odemirense, que este ano contará com um espectáculo de cantares do Minho, com Naty e Jorge Loureiro, e outro de fado beirão pelo Grupo de Cantares da Beira Alta. O festival termina com cante rapper pelo Grupo “Alentejo Improvisado”, de Porto Covo. E está também previsto algum cante ao despique!
Este sábado de festa conclui-se com a apresentação de Ruben Baião, num baile que terá ainda o espectáculo com a artista Maria Teresa.
As Festas de Maio de Amoreiras-Gare terminarão no domingo, 4 de Maio, e logo pela manhã haverá uma missa muito especial, que contará com a presença do Coro Polifónico de Castro Verde, sob a direcção do maestro António César.
A tarde será dedicado, mais uma vez, ao cante alentejano, com a participação do Grupo Coral “Vozes Femininas” de Amoreiras-Gare e dos grupos musicais “Os Saramagos”, de Garvão, e “Amoreirense”.
Cerca das 16h30 actua o Grupo “Ús sai de gatas” e, às 18h00, decorrerá uma tourada tradicional alentejana.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima