A tradição ainda é o que era e Amoreiras-Gare, no interior do concelho de Odemira, volta a celebrar as suas Festas de Maio com um programa diversificado e repleto de boas propostas.
O evento arranca esta quarta-feira, 30, 30 de Abril e só pára no domingo, 4 de Maio.
Organizada pela Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare (ADA), a iniciativa começa na noite desta quarta-feira com um baile muito animado pelo conhecido artista Fábio Lagarto. E cerca das 24h00, o palco “enche-se” com o romantismo do duo brasileiro Leo & Leandro.
Na quinta-feira, 1º de Maio, um dos momentos fortes dos festejos será a abertura da Exposição de Artesanato e Produtos Regionais, que irá decorrer ao longo da festa.
Neste mesmo dia, realiza-se a cerimónia de entrega de prémios do IV Concurso de Poesia e, depois, haverá um espectáculo de cante ao baldão, aberto a todos os cantadores, estando ainda prevista a actuação de vários tocadores de viola campaniça.
Cerca das 18h00 está programado um espectáculo de animação de rua com o Grupo Musical Amoreirense, que apresentará danças tradicionais do Alentejo.
Este segundo dia de festa termina com a apresentação do Rancho Folclórico do Calvário.
Na sexta-feira, 2 de Maio, que será dedicada às escolas, o programa arranca logo de manhã com actividades dos alunos do Agrupamento Vertical de colos.
Durante a tarde (15h00), realiza-se um colóquio sobre “Agricultura familiar – sua importância para a sustentabilidade do interior”.
Mais ao fim da tarde, a animação voltará a estar a cargo do Grupo Musical Amoreirense e, cerca das 22h00, começa o tradicional baile com actuação da dupla RS&L – Rui Soares e Lau.
No sábado, 3 de Maio, o maior destaque das festas será o IX Festival de Cantares ao Desafio/Improviso – uma forte tradição naquelas terras do interior odemirense, que este ano contará com um espectáculo de cantares do Minho, com Naty e Jorge Loureiro, e outro de fado beirão pelo Grupo de Cantares da Beira Alta. O festival termina com cante rapper pelo Grupo “Alentejo Improvisado”, de Porto Covo. E está também previsto algum cante ao despique!
Este sábado de festa conclui-se com a apresentação de Ruben Baião, num baile que terá ainda o espectáculo com a artista Maria Teresa.
As Festas de Maio de Amoreiras-Gare terminarão no domingo, 4 de Maio, e logo pela manhã haverá uma missa muito especial, que contará com a presença do Coro Polifónico de Castro Verde, sob a direcção do maestro António César.
A tarde será dedicado, mais uma vez, ao cante alentejano, com a participação do Grupo Coral “Vozes Femininas” de Amoreiras-Gare e dos grupos musicais “Os Saramagos”, de Garvão, e “Amoreirense”.
Cerca das 16h30 actua o Grupo “Ús sai de gatas” e, às 18h00, decorrerá uma tourada tradicional alentejana.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde