Festas de Maio animam aldeia de Amoreiras-Gare

Festas de Maio - Momentos

A tradição está de regresso a Amoreiras-Gare, no concelho de Odemira, que neste fim-de-semana “alargado” recebe mais uma edição das Festas de Maio. O evento vai decorrer entre sábado, 29, e segunda-feira, 1 de maio, promovendo as tradições, as artes e os sabores da região.

Música, gastronomia, colóquios e exposições são alguns dos (muitos) destaques da 31ª edição do evento, promovido pela Associação para o Desenvolvimento Local de Amoreiras-Gare (ADA), com os apoios da Câmara de Odemira e da Junta de São Martinho das Amoreiras. Tal comos anos anteriores, o certame integra ainda a XVIII Feira do Interior do Concelho de Odemira.

A inauguração do evento está agendada para as 10h00 deste sábado, 29, seguida da apresentação do Plano Municipal de Cultura, promovido pela Câmara de Odemira.

Às 12h30 há animação com os alunos do Centro de Valorização da Viola Campaniça e Cante de Improviso (CVVCCI), sendo que pela tarde atua o duo de concertinas Francisco Almeida e Ruben Alves (15h00) e tem lugar o 16º Festival de Cantares ao Desafio e Improviso (15h30), com sessões de cantares do Sado com Daniel Gamito, de baldão com diversos cantadores da região e de cantares do Minho com Borguinha de Braga, Naty Vieira e Liliana Oliveira.

Pelas 20h00 voltam a atuar os alunos do CVVCCI, a que segue o concerto de Paulo Ribeiro & Os Camponeses de Pias (22h00), um baile com Rui Soares & Lau e a atuação do DJ Light House (a partir das 23h30).

No domingo, 30, a feira abre portas pelas 11h00, hora em que sobem ao palco acordeonistas e poetas populares, seguindo-se os alunos do CVVCCI (12h30). O duo de concertinas Francisco Almeida e Ruben Alves volta a atuar em Amoreiras-Gare pelas 15h00, arrancando depois, às 15h30, uma “Tarde de Cante”, com os grupos Vozes Femininas de Amoreiras-Gare, Era Uma vez o Cante (Vendas Novas), Os Ganhões de Castro Verde, Coral Infantil de Ourique e o Rancho Folclórico da Landeira (Vendas Novas).

De noite, depois de nova atuação dos alunos do CVVCCI (20h00), a animação é garantida pelos Brasa Doirada (22h00), seguindo-se baile com Emanuel & Tânia e o DJ Cláudio M (a partir das 23h30).

As Festas de Maio 2023 terminam na segunda-feira, 1 de maio, dia que arrancam que uma caminhada (9h00), uma missa solene (10h00) e animação pelos alunos do CVVCCI (12h30).  Para a tarde está previsto novo espetáculo do duo de concertinas Francisco Almeida e Ruben Alves (15h00), as atuações dos grupos de música tradicional alentejana Vozes do Sul e Almasul (a partir das 15h00), e do Rancho Folclórico do Faro (17h00).

A fechar a festa, pelas 18h00, realiza-se o espetáculo “Centro da Viola Campaniça em Concerto”.

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima