Festa do Cavalo e passeio equestre na vila de Panóias

Festa do Cavalo e passeio

A vila de Panóias recebe este fim-de-semana, 20 a 22, a sexta edição do passeio equestre e da Festa do Cavalo, que vai juntar centenas de amantes das tradições equestres.
“Nos últimos seis anos, o dia de passeio equestre é sem dúvida um dia de festa para estas pessoas de Panóias”, revela ao “CA” José Manuel Bento, da organização, esperando bater este ano o recorde de participantes.
“Começámos em 2009 com 48 cavalos e no ano passado tivemos 165. E este ano esperamos chegar 200”, diz.
A recepção aos cavaleiros, agendada para as 18h00 desta sexta-feira, 20, marca o arranque da Festa do Cavalo, seguindo-se a saída da imagem de São Romão para Panóias (18h30) e uma missa com procissão e bênção de cavaleiros e cavalos (19h00). Mais à noite, tem lugar um jantar e um arraial dançante.
No sábado, 21, realiza-se a partir das 10 da manhã o passeio equestre, sendo que às 13h30 haverá aperto na cilha na barragem do Monte da Rocha, com animação musical e touro mecânico.
O regresso a Panóias está agendado para as 18h00 e depois do jantar tem lugar novo arraial dançante, desta feita com danças sevilhanas.
A Festa do Cavalo 2014 termina no domingo, 22, com o serviço de uma mega-açorda com 200 ovos a partir das 13h00 e o regresso de São Romão à igreja.
Durante os três dias de certame haverá prémios para o cavaleiro mais jovem, para a melhor montada (conjunto) e para a melhor parelha, assim como para o “cavalo mais parvo” e para o “cavalo mais cagaloso”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima