Ferreira do Alentejo recebe Feira da Água e do Regadio

Ferreira do Alentejo

Cerca de 120 expositores participam na Feira Nacional da Água e do Regadio, que arranca esta sexta-feira, 28, em Ferreira do Alentejo, para promover as potencialidades do concelho.
A feira bianual, promovida pela Câmara de Ferreira do Alentejo, vai decorrer até domingo, 30, no Parque de Exposições e Feiras da vila, com concertos, colóquios, mostras e o quarto Encontro sobre Emprego, Empreendedorismo, Formação e Sustentabilidade Ambiental.
Segundo a autarquia, a feira visa promover o desenvolvimento sustentável e as potencialidades do concelho de Ferreira do Alentejo, sobretudo nas áreas da agricultura de regadio e das energias renováveis.
Desde 2002, quando começou a funcionar o primeiro bloco de rega do Alqueva, conhecido como Infra-estrutura 12, que "alimenta" 5.605 hectares, a área de regadio no concelho de Ferreira do Alentejo aumentou, o que permitiu a introdução de novas culturas, como algodão e pimento, e a expansão do olival e de outras culturas tradicionais, como tomate e citrinos.
No concelho de Ferreira do Alentejo, um dos maiores produtores de azeite do país e que a autarquia tem afirmado como "capital nacional do azeite", há várias propriedades de olival e seis lagares, incluindo o segundo maior do mundo e um dos maiores da Península Ibérica.
Na área das energias renováveis, o concelho de Ferreira do Alentejo, onde há três centrais solares, é o segundo maior produtor de energia solar de Portugal, segundo a autarquia.
A valorização do potencial da fruticultura no Alentejo, o empreendedorismo sustentável e os desafios da cooperação descentralizada entre o Baixo Alentejo e Cabo Verde nas áreas de aviação e turismo são os temas que vão ser debatidos nos três colóquios da feira.
Os concertos de Paulo Ribeiro esta sexta-feira, 28, dos Azeitonas no sábado, 29, e de Toy no domingo, 30, todos no palco principal, a partir das 22h00, vão marcar a "banda sonora" da feira.
Na madrugada de sábado para domingo, no recinto da feira, haverá uma "Noite Non Stop", animada pelos DJ’s Christian F e Dj Seven.
Durante a feira, numa área de 40 metros quadrados do pavilhão media, vai decorrer o?2G@ame Event3, que irá disponibilizar gratuitamente mais de 25 consolas para os interessados poderem jogar jogos de futebol, corridas, aventura, lutas e conhecimento ou praticar desporto, conduzir um carro e mostrar a destreza ao volante de simuladores.
A exposição "Azeite e religiosidade", actividades ligadas à temática do azeite, três mostras, duas de artesanato da zona de Alqueva e de idosos do concelho e outra de doces, um desfile de moda, ateliers de reciclagem, jogos e actividades para crianças são outras ofertas da feira.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima