Ferreira do Alentejo vai ter novos relvados sintéticos

A Câmara de Ferreira do Alentejo pretende vir a instalar novos relvados sintéticos, com soluções “ambientalmente amigáveis e corretas”, nos parques desportivos do concelho, por forma a melhorar a prática do futebol no município.

Segundo o presidente da autarquia, o socialista Luís Pita Ameixa, “é intenção da Câmara [de Ferreira do Alentejo] vir a dotar mais campos de jogos do concelho com estas condições para a prática do futebol”, ou seja, relvado sintético.

Recorde-se que, de momento, o concelho conta apenas com dois clubes em atividade no futebol em seniores, o Ferreirense, que disputa a 1ª divisão distrital, e o Figueirense, do segundo escalão, tendo ambos escalões de formação.

O investimento a realizar pela autarquia, ainda sem custos estimados ou prazos definidos, passará pela substituição do relvado sintético do Estádio Municipal de Ferreira do Alentejo e pela instalação de um “tapete” idêntico no Campo das Amarelas, em Figueira dos Cavaleiros, cujo piso é ainda em terra batida.

Luís Pita Ameixa refere que, para o efeito, a autarquia ferreirense tem procurado encontrar as verbas necessárias, o que será possível com “uma revisão orçamental que está neste momento em curso” e onde se “prevê exatamente uma verba para o melhoramento dos parques desportivos”.

“O caroço de azeitona é a grande alternativa para fazer relvados ambientalmente aceitáveis, substituindo as partículas de borracha que estão agora a ser proibidas”, diz o autarca Luís Pita Ameixa

Ou seja, diz o edil socialista, “temos dinheiro suficiente para poder avançar já com obras nesse aspeto”.

Ainda assim, a Câmara de Ferreira do Alentejo pretende concretizar estes investimentos adotando “uma solução técnica adequada” e que respeite as novas normas da União Europeia, que determinam a não utilização de borracha no preenchimento deste tipo de relvados a partir de 2031.

Nesse sentido, Luís Pita Ameixa avança que o município ferreirense está a estudar uma solução técnica “ambientalmente aceitável” já experimentada em França e que passa pela utilização de uma matéria-prima “bastante comum” no território, “que é o caroço de azeitona”.

“O caroço de azeitona é a grande alternativa para fazer relvados ambientalmente aceitáveis, substituindo as partículas de borracha que estão agora a ser proibidas. E é nesse sentido que os nossos serviços estão a trabalhar! Se conseguirmos, como esperamos, avançar com essa solução, será em Portugal uma solução inovadora e, ao mesmo tempo, uma solução de futuro”, afirma.

O autarca de Ferreira do Alentejo diz ainda que, desta forma, os parques desportivos do concelho irão ter “ter melhores condições, de uma forma inovadora e ambientalmente correta e de acordo com as regras da União Europeia”.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima