Feira Nacional em Ferreira do Alentejo promove água, regadio… e azeite!

Feira Nacional em Ferreira do Alentejo promove água

O azeite é o “tema central” da 14ª edição da Feira Nacional da Água e do Regadio (FNAR), que arranca esta sexta-feira, 24, e até domingo, 26, promete levar a Ferreira do Alentejo milhares de visitantes. Promovido pela autarquia local, o certame vai ter lugar no Parque de Exposições e Feiras e pretende mostrar as potencialidades do concelho ferreirense no sector das agro-indústrias e no campo das energias renováveis.
Este ano, adianta ao “CA” fonte municipal, a FNAR assume um enfoque particular no azeite, sector em franco crescimento no território do município. De momento, Ferreira do Alentejo é já uma espécie de “capital do azeite em Portugal”, pois grande parte da produção nacional deste “ouro líquido” tem origem no concelho ferreirense.
A 14ª edição da FNAR é oficialmente inaugurada às 18h30 de sexta-feira, 24, mas logo de manhã (9h30) terá lugar o workshop “Olival e Azeite – Produzir e Qualificar para Ganhar Competitividade”. Durante a tarde abrem os expositores, o III Encontro sobre Emprego Empreendedorismo e Formação, a II Feira Sénior e o “Cantinho dos Traquinas” – espaço dedicado aos mais novos –, e realiza-se uma sessão de artesanato ao vivo. Ao fim da tarde destaque para uma prova de azeite comentada (18h40) e para um desfile de marchas populares pelos utentes dos pólos de idosos do concelho (20h00), enquanto que a “agenda” da noite inclui um workshop sobre associativismo juvenil (21h00) e o concerto dos Morango Tango (22h00).
No sábado, 25, o principal atractivo do programa está reservado para a noite, a partir das 22h00, com o concerto dos Virgem Suta e a apresentação ao vivo do músico ferreirense André Silva (acompanhado pela Groovie Jazz Quartel), seguidas da actuação de DJ’s locais e de uma Noite Non Stop. Mais cedo, pelas 15h00, é assinado o Contrato Local de Desenvolvimento Social do Concelho de Ferreira do Alentejo 2011-2014 e às 18h00 realiza-se uma aula de yoga e um atelier de corte de frutas, antes de novo workshop sobre associativismo juvenil (20h00).
A FNAR termina domingo, 26, dia em que terá lugar mais um workshop sobre associativismo juvenil (17h00), uma exposição de computadores montados pelos alunos da Escola Profissional de Alvito, uma sessão de jogos de computador interactivos e uma prova de azeite comentada (tudo às 18h00), um desfile de moda sénior (19h00) e o concerto da Banda Lusa (22h00).

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima