Feira do Cogumelo e do Medronho em São Barnabé

São Barnabé - Feira do Medronho

Os sabores associados à serra, com destaque para o cogumelo e para o medronho, vão estar em destaque, neste fim-de-semana, dias 25 e 26 de novembro, na aldeia de São Barnabé, no concelho de Almodôvar.

A 15ª edição da Feira do Cogumelo e do Medronho é organizada pela Câmara de Almodôvar, em parceria com a Junta de Freguesia de São Barnabé, sendo esperados dias de “casa cheia”.

“Neste fim-de-semana todos os caminhos, mais uma vez, vão dar a São Barnabé. Contamos no programa com um conjunto de atividades muito apelativas e esperamos ter ‘casa cheia’”, diz ao “CA” a vice-presidente da autarquia, Ana Carmo.

Em 2023 a feira vai ter como mote “Recursos da Serra: Desafios para o Futuro”, tendo em conta os efeitos das alterações climáticas nas produções locais de medronho e de cogumelo.

“Estamos com menor quantidade de medronho em fruto devido à escassez de água e ao aquecimento. E também estamos com uma produção de cogumelo muito aquém daquilo que seriam as nossas expectativas”, sublinha Ana Carmo, revelando que estas questões vão estar em discussão durante um colóquio agendado para a tarde de sábado, 25.

“Neste fim-de-semana todos os caminhos, mais uma vez, vão dar a São Barnabé. Contamos no programa com um conjunto de atividades muito apelativas e esperamos ter ‘casa cheia’”, diz ao “CA” a vice-presidente da Câmara de Almodôvar, Ana Carmo

A 15ª edição da Feira do Cogumelo e do Medronho em São Barnabé “abre portas” no sábado, 25, estando a inauguração oficial agendada para as 11h00, com a participação espacial dos grupos corais “Vozes da Aldeia” “Estevas em Flor”, ambos de Aldeia dos Fernandes.

O programa do primeiro dia de feira conta ainda com o colóquio “recursos da Serra: Desafios para o Futuro” (14h30), um espetáculo de fogo (18h00), a atuação de José Malhoa (22h00) e um baile co Rui Soares & Lau (23h30).

Para domingo, 26, está prevista, às 10h00, uma caminhada “por trilhos e caminhos da serra” e, pelas 11h30, a apresentação de um livro de poesia popular da autoria de Albertina Guerreiro.

De tarde há música com Cristina Sá & Companhia (16h00) e o Duo Kontraste, acompanhado por Tiago Rodrigues (18h00).

A 15ª Feira do Cogumelo e do Medronho conta ainda no programa, ao longo dos dois dias, com animação de rua, showcookings e um espaço de restauração, além de mostras de produtos tracionais e de artesanato.

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima