Feira de Garvão mostra o melhor do mundo rural

As tradições do mundo rural estão de regresso à vila de Garvão, no concelho de Ourique, que neste fim de semana volta a receber a sua tradicional feira.  Mostras de gado, provas equestres, debates, gastronomia e música são alguns dos destaques do programa do evento, que pretende mostrar o melhor do nosso mundo rural.

O certame, com entradas livres, é organizado pela Câmara de Ourique, em parceria com a Associação de Criadores de Porco Alentejano (ACPA) e a União de Freguesias de Garvão e Santa Luzia, e inclui a XXVII Exposição Agropecuária.

“Trata-se de  um momento singular para o qual convergem as tradições, a capacidade produtiva existente e a ambição de valorização da nossa terra”, afiança ao “CA” o presidente da autarquia, Marcelo Guerreiro, sublinhando que Garvão vai ser “palco de um compromisso com o potencial produtivo, com as oportunidades e a superação das dificuldades existentes”.

O autarca acrescenta que Garvão será, igualmente, “ponto de encontro, de reencontro e de afirmação da identidade de uma comunidade e um território, espaço decisivo para a transformação dos produtos e do acrescento de valor”.

“Trata-se de  um momento singular para o qual convergem as tradições, a capacidade produtiva existente e a ambição de valorização da nossa terra”, afiança o presidente da Câmara de Ourique, Marcelo Guerreiro

A edição de 2023 da Feira de Garvão arranca nesta sexta-feira, 12, pelas 10h00, sendo que para a manhã está prevista uma ação de sensibilização com alunos das escolas do concelho, um encontro de produtores da raça bovina Garvonesa e uma palestra sobre os desafios desta raça.

Para a tarde, pelas 17h30, está previsto o lançamento do livro Garvonesa – Reencontro com uma raça histórica, de Ricardo Guerreiro e, às 18h15, um showcooking com o chef Emanuel Guerreiro. A noite será de música, com os espetáculos da banda Linhas Cruzadas (21h30) e de Miguel Azevedo (23h00) e um baile com Rui Soares & Lau (00h30).

No sábado, 13, a feira abre portas pelas 10h00 e durante a manhã tem lugar o IV Concurso de Alfeires de Porco Alentejano e uma palestra sobre pastagens regenerativas. Depois de almoço está previsto o I Concurso Regional do Cão da Serra de Aires (14h00), uma corrida de toiros (17h00), com os cavaleiros Tito Semedo, Andrés Romero e Paco Velasquez, e a atuação do grupo coral Alma Alentejana, de Garvão (18h00).

A animação continua pela noite, com a atuação dos Tinto Verano (21h30), um concerto com David Carreira (23h00) e baile com Ricardo Glória & Nelson Santos (00h30).

A Feira de Garvão 2023 termina no domingo, 14, em que o certame chegará a todo o país através da transmissão em direto do programa televisivo “Somos Portugal”, da TVI, entre as 14h00 e as 20h00. A par disso, terá lugar uma prova equestre de ensino (das 10h00 às 18h00), o XXI Concurso Regional de Garvão do Rafeiro Alentejano (10h30), demonstrações de ordenha (15h00) e de tosquia de ovinos (17h00) e um Encontro de Cante ao Baldão (16h00).

O último dia de feira contará ainda com a atuação do Grupo Coral Infantil do Concelho de Ourique (17h30) e ma garraiada à alentejana (a partir das 18h30).

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima