Feira da Caça leva milhares a Mértola no fim-de-semana

Feira da Caça leva milhares

Os objectivos estão bem definidos e claramente assumidos: celebrar e valorizar o património cinegético do concelho, ao mesmo tempo que se divulgam as potencialidades turísticas e económicas locais associadas à actividade. São estas as premissas da 9ª edição da Feira da Caça de Mértola, que a Câmara Municipal promove neste fim-de-semana, 26 a 28 de Outubro, e que vai levar milhares de caçadores (e não só) até à “vila-museu”.
“A Feira da Caça de Mértola é um momento fantástico de promoção e divulgação do concelho de Mértola, da actividade cinegética e de tudo aquilo que é a caça para a população deste concelho”, sintetiza ao “CA” o presidente da autarquia mertolense [ver entrevista ao lado].
Para Jorge Rosa, são bastantes as mais-valias do evento, a começar pelo facto deste conciliar a promoção da caça com a salvaguarda do ambiente. “A feira consegue juntar essas vertentes e até coloca-las à mesma mesa a discutir temas relacionados com a biodiversidade, de que todas as espécies cinegéticas e não-cinegéticas fazem parte”, diz.
Além do mais, acrescenta o autarca, a feira permite que muitos caçadores fiquem a conhecer melhor Mértola, regressando posteriormente para caçar… e fazer turismo. “Cada pessoa que é cativada pela feira ou pela actividade cinegética para vir a Mértola acaba por ver parte do património, o edificado e a envolvência natural desta vila, o que também é muito impactante, porque é uma vila lindíssima e tem esta envolvência natural que a torna ainda mais bonita”, nota Jorge Rosa.

Muito para ver… e fazer
A IX Feira da Caça de Mértola vai decorrer no Pavilhão Desportivo Municipal e é oficialmente inaugurada às 18h00 desta sexta-feira, 26, numa cerimónia que contará com a actuação do Grupo Coral “Guadiana de Mértola”.
Antes, pelas 10h00, a sala multiusos recebe o colóquio “Compatibilização da gestão cinegética sustentável de caça menor com a águia-imperial ibérica”, enquanto às 15h00 tem lugar, junto ao lar de idosos, uma demonstração de cães de detecção de veneno e de observação de aves de rapina. De noite, destaque para o concerto de David Antunes & The Midnigt Band (22h00).
No sábado, 27, o dia arranca logo pelas 7h00 com a IX Taça Ibérica de Santo Humberto, sendo que pela manhã terão ainda lugar uma prova de tiro aos pratos (9h00), o colóquio “Caça e Alimentação” (10h00) e uma corrida de cães galgos (11h00). Ao final da tarde actua a artista Ruth Marlene (18h00), enquanto de noite a animação musical é garantida pelo grupo “Sons do Minho” (22h00) e por Cristiano Martins (23h30).
A IX Feira da Caça de Mértola termina no domingo, 28, que conta na parte da manhã com uma largada de perdizes, faisões, pombos e patos (7h30) e com o Campeonato Nacional de Caça de Salto (8h00). De tarde, entre outros momentos, destaque para a realização do II Concurso de Mel do Parque Natural do Vale do Guadiana (14h00) e para as actuações de Buba Espinho (15h30) e do grupo de música tradicional “Ventos Alentejanos” (17h30).
Ao longo dos três dias, o programa da feira inclui exposições de artigos de caça, cutelaria, espingardarias e armeiros, a que se juntam a gastronomia, mostras de fauna viva, de aves de rapina, de cães e matilhas, e de taxidermia, showcookings e muita música tradicional.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima