Feira Agro-pecuária anima Estremoz até domingo

Feira Agro-pecuária anima

A XXVII Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz (FIAPE), um dos mais importantes certames do Alentejo, arranca esta quarta-feira, 8, com mais de 250 expositores, integrando a festa da juventude da cidade, segundo a organização.
O certame, que pretende contribuir para o desenvolvimento económico da região, decorre até domingo, 12, no Parque de Feiras e Exposições da cidade, com a participação de expositores de sectores tão diversos como a agricultura, produtos regionais, pecuária, artesanato, comércio, indústria e serviços.
A FIAPE agrega a 31ª edição da Feira de Artesanato de Estremoz, considerada pelos promotores como "a maior e melhor feira do sector no sul do país", com a participação de 90 artesãos, de várias localidades do país.
Este ano, a Festa da Juventude de Estremoz (Juvemoz) vai novamente decorrer em simultâneo com a FIAPE.
Destinada a contribuir para o desenvolvimento económico e promoção turística da região, a FIAPE, que anualmente recebe largos milhares de visitantes, está a cargo da Câmara Municipal de Estremoz, enquanto o sector da pecuária é da responsabilidade da Associação de Criadores de Ovinos da Região de Estremoz (ACORE).
Segundo o Município, vai presidir à inauguração do certame, a partir das 16h00, o presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP), Fernando Ruas.
O presidente do Município, Luís Mourinha, disse à Agência Lusa que a FIAPE pretende "promover o desenvolvimento económico da zona e mostrar o que de melhor se faz no concelho e na região".
"As expectativas são as melhores para a edição deste ano da feira. Embora em período de crise económica, não podemos baixar os braços", salientou o autarca, acrescentando que, "além do dia da inauguração, o sábado é o dia grande da feira".
"Os sábados são, por tradição, dias de mercado e de negócio em Estremoz, com muitas pessoas a visitarem a nossa cidade", realçou.
Na edição deste ano da FIAPE apenas é necessário adquirir bilhete na sexta-feira e sábado, dias 10 e 11, sendo a entrada gratuita nos outros três dias do certame.
No sector da pecuária, vão estar expostos animais de raças selectas, cerca de 400 exemplares de gado ovino e caprino, 60 bovinos e vários equinos.
O programa do certame inclui ainda concursos de ovinos, nomeadamente os concursos de ovinos da raça Merino Preto e Merino Branco, Preto Precoce Português, Concurso de Ovinos da raça Ile de France, e o Concurso de Bovinos da raça Charolês.
Colóquios técnicos sobre temas de agricultura e pecuária e demonstração de tosquia são outras das iniciativas incluídas no programa.
Os produtos regionais, como enchidos, queijos, doçaria regional, mel, vinho e azeite, e a gastronomia, vão também marcar presença.
Do cartaz de espectáculos que vão animar as noites do certame destacam-se os concertos dos Expensive Soul (sexta-feira, 10) e Tony Carreira (sábado, 11).
O programa inclui ainda espectáculos de folclore, dança e música e actividades desportivas.
Na sessão de inauguração da FIAPE vão ser divulgados os resultados do I Concurso Regional de Azeites e entregues os prémios do XVIII Concurso de Cozinha Alentejana.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima